Artigo Anais V CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

EDUCAÇÃO E CULTURA VISUAL: UMA ANÁLISE DAS VISUALIDADES QUE CIRCULAM ENTRE ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL.

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO BÁSICA., ENSINO FUNDAMENTAL., ENSINO DA ARTE., CULTURA VISUAL. Comunicação Oral (CO) GT 17. Ensino e suas interseções
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 47087
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 4252
    "inscrito_id" => 3392
    "titulo" => "EDUCAÇÃO E CULTURA VISUAL: UMA ANÁLISE DAS VISUALIDADES QUE CIRCULAM ENTRE ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL."
    "resumo" => "O presente artigo aborda a temática da Cultura Visual em suas relações com a Educação Básica. Tem por objetivo identificar as visualidades que cercam os alunos do primeiro ano do Ensino Fundamental, da Escola de Educação Básica (EEBAS), da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Trata-se de um estudo exploratório, fundamentado em pesquisa bibliográfica e documental, acompanhado do relato da experiência vivida com estudantes do Ensino Fundamental. As principais fontes teóricas utilizadas foram Nascimento (2015), Nunes (2010), Sardelich (2006), Tavin e Anderson (2010). A experiência vivida com os estudantes do Ensino Fundamental revela que as visualidades que os cercam se constitui em relevante fonte de informação para o processo de ensino e aprendizagem. O estudo realizado conclui que o trabalho com e a partir das visualidades significativas para os estudantes se configura como importante elemento para o ensino e contempla não somente o componente curricular Ensino da Arte na Educação Básica, mas oferece inúmeras possibilidades de trabalho com outros componentes curriculares."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 17. Ensino e suas interseções"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO BÁSICA., ENSINO FUNDAMENTAL., ENSINO DA ARTE., CULTURA VISUAL."
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA17_ID3392_17092018201931.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:31"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:33:56"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "HELANE CRYSTINA DE ARAÚJO IDEIÃO BIZERRA"
    "autor_nome_curto" => "HELANE"
    "autor_email" => "helanecrys19@hotmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 47087
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 4252
    "inscrito_id" => 3392
    "titulo" => "EDUCAÇÃO E CULTURA VISUAL: UMA ANÁLISE DAS VISUALIDADES QUE CIRCULAM ENTRE ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL."
    "resumo" => "O presente artigo aborda a temática da Cultura Visual em suas relações com a Educação Básica. Tem por objetivo identificar as visualidades que cercam os alunos do primeiro ano do Ensino Fundamental, da Escola de Educação Básica (EEBAS), da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Trata-se de um estudo exploratório, fundamentado em pesquisa bibliográfica e documental, acompanhado do relato da experiência vivida com estudantes do Ensino Fundamental. As principais fontes teóricas utilizadas foram Nascimento (2015), Nunes (2010), Sardelich (2006), Tavin e Anderson (2010). A experiência vivida com os estudantes do Ensino Fundamental revela que as visualidades que os cercam se constitui em relevante fonte de informação para o processo de ensino e aprendizagem. O estudo realizado conclui que o trabalho com e a partir das visualidades significativas para os estudantes se configura como importante elemento para o ensino e contempla não somente o componente curricular Ensino da Arte na Educação Básica, mas oferece inúmeras possibilidades de trabalho com outros componentes curriculares."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 17. Ensino e suas interseções"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO BÁSICA., ENSINO FUNDAMENTAL., ENSINO DA ARTE., CULTURA VISUAL."
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA17_ID3392_17092018201931.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:31"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:33:56"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "HELANE CRYSTINA DE ARAÚJO IDEIÃO BIZERRA"
    "autor_nome_curto" => "HELANE"
    "autor_email" => "helanecrys19@hotmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 17 de outubro de 2018

Resumo

O presente artigo aborda a temática da Cultura Visual em suas relações com a Educação Básica. Tem por objetivo identificar as visualidades que cercam os alunos do primeiro ano do Ensino Fundamental, da Escola de Educação Básica (EEBAS), da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Trata-se de um estudo exploratório, fundamentado em pesquisa bibliográfica e documental, acompanhado do relato da experiência vivida com estudantes do Ensino Fundamental. As principais fontes teóricas utilizadas foram Nascimento (2015), Nunes (2010), Sardelich (2006), Tavin e Anderson (2010). A experiência vivida com os estudantes do Ensino Fundamental revela que as visualidades que os cercam se constitui em relevante fonte de informação para o processo de ensino e aprendizagem. O estudo realizado conclui que o trabalho com e a partir das visualidades significativas para os estudantes se configura como importante elemento para o ensino e contempla não somente o componente curricular Ensino da Arte na Educação Básica, mas oferece inúmeras possibilidades de trabalho com outros componentes curriculares.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.