Este trabalho teve como objetivo analisar as estratégias que os alunos desenvolveram para resolver os desafios durante a realização de jogos ortográficos e como essas estratégias interferiram na aprendizagem das regras trabalhadas. Este estudo teve como metodologia a aplicação de 06 jogos de ortografia – todos mediados –, abordando as regularidades contextuais M/N, C/QU e R/RR. Participaram das sessões de jogos 20 sujeitos, sendo 10 crianças do 3º ano e 10 crianças do 5º ano do Ensino Fundamental I da rede municipal de ensino da cidade do Recife; todos os participantes já dominavam o sistema de escrita alfabética (SEA). Mediante a análise categorial temática de Bardin como técnica de análise do conteúdo, nossos resultados apontaram que durante as aplicações dos jogos, a análise fonológica, a correção das palavras e a verbalização das regras foram estratégias utilizadas entre os sujeitos participantes. O uso dessas estratégias foi facilitador para a aprendizagem dos sujeitos. Ao final da pesquisa, evidenciamos um avanço considerável da maioria dos alunos quanto a compreensão e assimilação das regras, demonstrando o progresso positivo e significativo no que tange a aprendizagem dessas regularidades da língua portuguesa.