Diante das diversas dificuldades e limitações enfrentadas pelos licenciandos durante seu processo inicial de formação, o trabalho de campo aparece como ferramenta pedagógica para facilitar o processo de ensino e aprendizagem, proporcionando a associação do saber teórico com o prático. Dessa feita, o objetivo desse trabalho visa ressaltar a importância da aula de campo na formação inicial dos docentes e discutir a contribuição das aulas de campo como procedimento de ensino a ser utilizada de forma a complementar e enriquecer ainda mais essa formação, dando ênfase à formação do professor de Geografia. Os procedimentos metodológicos adotados pautaram-se na revisão bibliográfica de autores que tratam a respeito do tema. Os resultados obtidos no presente trabalho demonstram que, apesar dos obstáculos, é possível pensar novos caminhos com o intuito de promover uma formação mais sólida e de qualidade. Nesse sentido, a aula de campo torna-se um possível instrumento capaz de dinamizar e inovar o ensino, para que o mesmo não seja desenvolvido apenas de forma tradicional, levando ao licenciando uma melhor compreensão e associação entre a teoria e a prática.