Artigo Anais V CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O USO DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA PRÁTICA PEDAGÓGICA DOCENTE

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO, TECNOLOGIAS DA INFORMAçãO E COMUNICAçãO (TICS), ENSINO-APRENDIZAGEM Pôster (PO) GT 19. Tecnologias e Educação
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 48336
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 1597
    "inscrito_id" => 493
    "titulo" => "O USO DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA PRÁTICA PEDAGÓGICA DOCENTE"
    "resumo" => "O uso das Tecnologias da Informação e Comunicação no cotidiano escolar vem ocupando grande espaço como recurso que amplia de forma considerável o horizonte dos alunos, pois o uso desta ferramenta está transformando as relações humanas em todas as suas dimensões, sendo na econômica, social e também a educacional. Dessa forma, o presente estudo objetiva pesquisar em campo se os docentes de uma escola da rede municipal de ensino em São Luís – MA utilizam as tecnologias da Informação e Comunicação em sala de aula e de que forma essas ferramentas podem melhorar a prática pedagógica docente. A pesquisa utilizou-se da metodologia da revisão bibliográfica, baseada nas contribuições de Gadotti (2005), Kuenzer (1999), Koch (2013), Moran (2000), além da aplicação de um questionário fechado com os docentes de uma escola da rede municipal de ensino de São Luís – MA e da observação sistemática dos discentes em sala de aula, a fim de constatar suas colocações com a prática vivenciada. Evidenciou-se como resultado da pesquisa a importância do uso das TICs pelo aumento do interesse, participação e motivação dos alunos, revelando a necessidade da formação e o aperfeiçoamento dos docentes quanto ao uso das tecnologias da informação e comunicação, para que assumam o papel de facilitador da construção do conhecimento pelo aluno."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 19. Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO, TECNOLOGIAS DA INFORMAçãO E COMUNICAçãO (TICS), ENSINO-APRENDIZAGEM"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD4_SA19_ID493_07092018132352.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:32"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:33:59"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CRISTIANE DE JESUS DOS SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "CRISTIANE"
    "autor_email" => "santoscristiane995@gmail."
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 48336
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 1597
    "inscrito_id" => 493
    "titulo" => "O USO DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA PRÁTICA PEDAGÓGICA DOCENTE"
    "resumo" => "O uso das Tecnologias da Informação e Comunicação no cotidiano escolar vem ocupando grande espaço como recurso que amplia de forma considerável o horizonte dos alunos, pois o uso desta ferramenta está transformando as relações humanas em todas as suas dimensões, sendo na econômica, social e também a educacional. Dessa forma, o presente estudo objetiva pesquisar em campo se os docentes de uma escola da rede municipal de ensino em São Luís – MA utilizam as tecnologias da Informação e Comunicação em sala de aula e de que forma essas ferramentas podem melhorar a prática pedagógica docente. A pesquisa utilizou-se da metodologia da revisão bibliográfica, baseada nas contribuições de Gadotti (2005), Kuenzer (1999), Koch (2013), Moran (2000), além da aplicação de um questionário fechado com os docentes de uma escola da rede municipal de ensino de São Luís – MA e da observação sistemática dos discentes em sala de aula, a fim de constatar suas colocações com a prática vivenciada. Evidenciou-se como resultado da pesquisa a importância do uso das TICs pelo aumento do interesse, participação e motivação dos alunos, revelando a necessidade da formação e o aperfeiçoamento dos docentes quanto ao uso das tecnologias da informação e comunicação, para que assumam o papel de facilitador da construção do conhecimento pelo aluno."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 19. Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO, TECNOLOGIAS DA INFORMAçãO E COMUNICAçãO (TICS), ENSINO-APRENDIZAGEM"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD4_SA19_ID493_07092018132352.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:32"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:33:59"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CRISTIANE DE JESUS DOS SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "CRISTIANE"
    "autor_email" => "santoscristiane995@gmail."
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 17 de outubro de 2018

Resumo

O uso das Tecnologias da Informação e Comunicação no cotidiano escolar vem ocupando grande espaço como recurso que amplia de forma considerável o horizonte dos alunos, pois o uso desta ferramenta está transformando as relações humanas em todas as suas dimensões, sendo na econômica, social e também a educacional. Dessa forma, o presente estudo objetiva pesquisar em campo se os docentes de uma escola da rede municipal de ensino em São Luís – MA utilizam as tecnologias da Informação e Comunicação em sala de aula e de que forma essas ferramentas podem melhorar a prática pedagógica docente. A pesquisa utilizou-se da metodologia da revisão bibliográfica, baseada nas contribuições de Gadotti (2005), Kuenzer (1999), Koch (2013), Moran (2000), além da aplicação de um questionário fechado com os docentes de uma escola da rede municipal de ensino de São Luís – MA e da observação sistemática dos discentes em sala de aula, a fim de constatar suas colocações com a prática vivenciada. Evidenciou-se como resultado da pesquisa a importância do uso das TICs pelo aumento do interesse, participação e motivação dos alunos, revelando a necessidade da formação e o aperfeiçoamento dos docentes quanto ao uso das tecnologias da informação e comunicação, para que assumam o papel de facilitador da construção do conhecimento pelo aluno.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.