Artigo Anais V CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

APROPRIAÇÃO DA CULTURA INDÍGENA COM PRÁTICAS DE LEITURA COM BASE EM LITERATURAS EXISTENTES, UMA PROPOSTA BASEADA EM DESCRITORES DE APRENDIZAGEM: REFLEXÃO DA POSSIBILIDADE COM RELEVÂNCIA INCLUSIVA

Palavra-chaves: EINIA INDÍGENA, DESCRITORES, INTERDISDIPLINARIDADE, LEITURA INTERPRETATIVA, LEITURA INTERPRETATIVA Comunicação Oral (CO) GT 08. Linguagens, Letramento e Alfabetização
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Publicado em 17 de outubro de 2018

Resumo

A referida produção trata de um escrito de uma ideia para um projeto de Mestrado na Formação do Educador no qual se pretendeu promover leitura e escrita com literaturas indígenas já existentes sobre os índios brasileiro com enfoque na Paraíba e teve como objetivo específicos possibilitar o acesso aos diversos produtos de leituras sobre cultura indígena já existente, buscando efetivar enquanto processo a leitura e a escrita. Estimular o desejo de novas leituras; Possibilitar a vivência de emoções, o exercício da fantasia e da imaginação com o texto lenda; Possibilitar produções orais, escritas e em outras linguagens; Proporcionar ao indivíduo através da leitura, a oportunidade de alargamento dos horizontes pessoais e culturais, garantindo a sua formação crítica e emancipadora ao apropriar-se do conhecimento do grupo étnico em questão. Para uma maior relevância desse trabalho se pensa em desenvolver as atividades interpretativas na ótica de um trabalho pedagógico pautado em desenvolvimento de habilidades com base nos descritores utilizados na Prova Brasil; atendendo assim o currículo diversificado. Ao que refere ao tema indígena faz necessário compreender que esse povo precisa ser reconhecido tanto na importância da sua cultura como na preservação da mesma. Para um melhor justificativa dessa temática se faz necessário refletirmos a importância da educação para o ser humano como um todo. Sendo a mesma como a alma de uma pessoa; portanto de um país, já que a base do mesmo é a economia. Entretanto num país com tanta diversidade cultural é necessário promover relações que promova conhecimento promovendo paz.

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