Esta pesquisa fará uma investigação sobre as propostas e ações desenvolvidas pelos professores para trabalhar com os alunos deficientes inclusos nas salas regulares do terceiro e quarto ciclos da Rede Pública Municipal de Ensino em São Luís – MA. A pesquisa se deterá sobre que formação o professor da sala regular está recebendo para ensinar o aluno incluso, qual a política adotada pelo município para incluir os alunos nas salas regulares e qual o aproveitamento acadêmico dos alunos inclusos. Professores de salas regulares com alunos deficientes inclusos, muitas vezes, têm sua prática desafiada diante das especificidades dos alunos inclusos, ou por não estarem aptos a atendê-los ou por falta de uma formação que lhes proporcionem tal atendimento. Utilizá-se á os pressupostos da pesquisa documental, bibliográfica, campo, qualitativa, quantitativa, sendo que estes procedimentos serão usados durante a execução da pesquisa a qual terá a previsão de execução no período de 2018 a 2019, e contará com 18 participantes colaboradores, sendo 10 alunos e 8 professores. Diante disto se recorrerá a Adorno (2001, 2002), e demais autores contemporâneos Ferreira (2006) Pimenta (2005), Coelho (2015), Esteves (1999) Pietro (2006), Costa (2011), Carvalho (2011); Quixaba (2011, 2015) e outros.