Este trabalho apresenta uma sequência didática (SD) desenvolvida com alunos do 3º ano do Ensino Médio, de uma escola pública estadual da cidade de Juiz de Fora, focando o gênero oral, por meio de um debate regrado. O objetivo dessa SD foi buscar desenvolver nos alunos sua capacidade de reflexão e argumentação, direcionados em um ambiente onde o principal ponto de análise seria a escuta do outro, para posterior (re) formulação de suas próprias falas. Todo o trabalho fundamenta-se nos estudiosos Dolz, Schneuwly e Pietro (2004). As análises e intervenções realizadas, após os debates, contribuíram para que os alunos pudessem perceber que os diferentes posicionamentos podem ser avaliados e refutados, mas também negociados na situação comunicacional. Mesmo com todas as preparações realizadas na SD, do ponto de vista da aprendizagem, nota-se que alguns alunos ainda voltavam ao mesmo ponto da argumentação, como a “girar em círculo”, fazendo-se perceber que há muito trabalho a ser desenvolvido com os alunos focalizando justamente as “passagens” de nível, de forma a garantir a apropriação do gênero debate regrado, por meio da coerência e da coesão no texto oral. A realização da SD levou a compreender o debate regrado como um objeto de ensino de caráter coletivo, um lugar de construção interativa, no qual as opiniões, os conhecimentos e as ações se unem por meio da oralidade.