Artigo Anais V CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

DESENVOLVENDO O TRABALHO COM O ORAL POR MEIO DO DEBATE REGRADO – RELATO DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA

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Publicado em 17 de outubro de 2018

Resumo

Este trabalho apresenta uma sequência didática (SD) desenvolvida com alunos do 3º ano do Ensino Médio, de uma escola pública estadual da cidade de Juiz de Fora, focando o gênero oral, por meio de um debate regrado. O objetivo dessa SD foi buscar desenvolver nos alunos sua capacidade de reflexão e argumentação, direcionados em um ambiente onde o principal ponto de análise seria a escuta do outro, para posterior (re) formulação de suas próprias falas. Todo o trabalho fundamenta-se nos estudiosos Dolz, Schneuwly e Pietro (2004). As análises e intervenções realizadas, após os debates, contribuíram para que os alunos pudessem perceber que os diferentes posicionamentos podem ser avaliados e refutados, mas também negociados na situação comunicacional. Mesmo com todas as preparações realizadas na SD, do ponto de vista da aprendizagem, nota-se que alguns alunos ainda voltavam ao mesmo ponto da argumentação, como a “girar em círculo”, fazendo-se perceber que há muito trabalho a ser desenvolvido com os alunos focalizando justamente as “passagens” de nível, de forma a garantir a apropriação do gênero debate regrado, por meio da coerência e da coesão no texto oral. A realização da SD levou a compreender o debate regrado como um objeto de ensino de caráter coletivo, um lugar de construção interativa, no qual as opiniões, os conhecimentos e as ações se unem por meio da oralidade.

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