Este trabalho resulta de uma pesquisa monográfica intitulada: As representações sociais e o lugar das discussões de gênero na formação de pedagogos na Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN, cujo objetivo foi captar as representações sociais sobre discussão de gênero na escola para graduandos do curso de pedagogia da UFRN, na cidade do Natal/RN. Participaram da pesquisa 54 sujeitos graduandos do curso de Pedagogia da UFRN no ano de 2017. Utilizou-se como instrumento para construção dos dados daquela pesquisa a Técnica de Associação Livre de Palavras – TALP. Esse artigo tem como objetivos apresentar e refletir acerca dos resultados da referida pesquisa. Para tanto, o referencial teórico e metodológico está embasado na Teoria das Representações Sociais (MOSCOVICI, 2015) e (JODELET, 2001). Na teorização de gênero (LOURO, 2014), (FOUCAULT, 1998), entre outros. Para análise dos dados foi utilizado o software EVOC – Ensemble des Programmes Permetant 1'Analyse des Evocations (2005) e a análise de conteúdo (BARDIN, 2011). Os resultados organizados por meio do Espiral de Sentidos (ELDA, 2018) torna inteligível os elementos estruturantes das representações sociais dos pesquisados e a constituição do núcleo central que resultou em: polêmica, necessária e importante. Esses elementos revelam que na formação inicial dos pedagogos há um silenciamento nas discussões de gênero. Ademais, considerando a partilha de informações nas falas dos investigados, percebe-se por um lado que há resistência em discutir esse tema na escola, mas por outro a consciência acerca da importância e necessidade de contextualizá-lo nas práticas pedagógicas no âmbito escolar