O presente texto é resultado das discussões levantadas na dissertação de mestrado e primeiras discussões e leituras feitas no doutorado em educação. Objetiva compreender historicamente a formação do professor primário rural no munícipio de Francisco Beltrão, entre os anos de 1948 e 1981. O ano de 1948 marca o inicio da instrução primária em Vila Marrecas (atual município de Francisco Beltrão, emancipado em 1952), organizada e mantida pela Colônia Agrícola Nacional General Osório – CANGO. E, 1981 demarca o início do processo de nuclearização das escolas rurais multisseriadas e o intenso êxodo rural. Paralelamente CANGO e município organizaram o ensino primário até a década de 1957, quando a Colônia se extingue, passando a tutela das escolas e do ensino ao município de Francisco Beltrão. O trabalho articula fontes primárias, relatos orais e bibliografia, a fim de reconstituir o processo de formação do professor primário rural em Francisco Beltrão. Os resultados obtidos apontam para um ensino inicial com professores leigos em sua maioria pertencentes às comunidades rurais. Posteriormente a formação continuada e intensiva objetivou uma melhor capacitação aos professores para a permanência na rede.