A escola, além de transmitir conteúdos, deve se preocupar, de forma planejada, em formar uma pessoa autônoma e capaz de lidar com as informações e autogerir sua construção cognitiva. Uma das formas de atingir isso é fornecer ferramentas que trabalhem a capacidade de leitura, a intepretação de texto, a eleger informações importantes, a resumir, a tomar notas, a fazer esquemas, a organizar seus hábitos de estudos. Além de trabalhar esses pontos que auxiliam na aprendizagem é fundamental gerar momentos de aplicação dos mesmos. Assim, o objetivo desta pesquisa foi investigar as contribuições de um programa de orientação de hábitos e habilidades de estudo para o desenvolvimento do aluno. Para isso foi desenvolvido e aplicado um programa em que os alunos foram estimulados a desenvolver bons hábitos de estudos. Esse curso ocorreu durante 10 encontros, com alunos do campus Belo Jardim, do ensino Técnico Integrado. Para identificar as possíveis contribuições a metodologia utilizada foi a do grupo focal. Ocorreram quatro grupos focais, no início, meio, fim e alguns meses após a finalização do curso. A análise dos dados ocorreu de acordo com as ideias da análise de conteúdo. A partir dos resultados observa-se que as contribuições foram muito positivas no que diz respeito à organização de tempo e espaço. Além disso, também foi positivo para as habilidades de estudos, mesmo após algum tempo de aplicação. As críticas giraram em torno do tempo de aplicação e da falta de acompanhamento e permanente existência desse tipo de iniciativa.