Artigo Anais V CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

DESENVOLVENDO ESTRUTURAS LÓGICO-MATEMÁTICAS EM ALUNOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL: A PERSPECTIVA DA AVALIAÇÃO INTERATIVA

Palavra-chaves: DEFICIÊNCIA INTELECTUAL, AVALIAÇÃO INTERATIVA, LUDICIDADE, RACIOCÍNIO LÓGICO Comunicação Oral (CO) GT 10. Educação Especial
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Publicado em 17 de outubro de 2018

Resumo

Estudos indicam que os alunos com deficiência intelectual apresentam relativa plasticidade intelectual quando submetidos às intervenções com mediadores. A pesquisa analisou o desenvolvimento cognitivo na dimensão lógica de alunos com deficiência intelectual após serem submetidos à intervenções psicopedagógicas numa perspectiva da avaliação interativa com jogos padronizados. Numa metodologia longitudinal, através da aplicação de atividades com jogos eletrônicos (GCompris), material concreto (escala de Cuisenaire) e da Caixa Lógico Simbólica, compararam-se os desempenhos dos alunos antes e após a intervenção com a mediação. Os resultados demonstraram avanços nas dimensões com destaque para Contagem e Matrizes Lógicas. O estudo apontou a eficácia das intervenções na perspectiva da avaliação interativa no desenvolvimento das dimensões lógicas através do lúdico em alunos com deficiência intelectual.

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