Artigo Anais V CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

DESENVOLVENDO ESTRUTURAS LÓGICO-MATEMÁTICAS EM ALUNOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL: A PERSPECTIVA DA AVALIAÇÃO INTERATIVA

Palavra-chaves: DEFICIÊNCIA INTELECTUAL, AVALIAÇÃO INTERATIVA, LUDICIDADE, RACIOCÍNIO LÓGICO Comunicação Oral (CO) GT 10. Educação Especial
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Numa metodologia longitudinal, através da aplicação de atividades com jogos eletrônicos (GCompris), material concreto (escala de Cuisenaire) e da Caixa Lógico Simbólica, compararam-se os desempenhos dos alunos antes e após a intervenção com a mediação. Os resultados demonstraram avanços nas dimensões com destaque para Contagem e Matrizes Lógicas. O estudo apontou a eficácia das intervenções na perspectiva da avaliação interativa no desenvolvimento das dimensões lógicas através do lúdico em alunos com deficiência intelectual.Estudos indicam que os alunos com deficiência intelectual apresentam relativa plasticidade intelectual quando submetidos às intervenções com mediadores. A pesqu" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10. 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Publicado em 17 de outubro de 2018

Resumo

Estudos indicam que os alunos com deficiência intelectual apresentam relativa plasticidade intelectual quando submetidos às intervenções com mediadores. A pesquisa analisou o desenvolvimento cognitivo na dimensão lógica de alunos com deficiência intelectual após serem submetidos à intervenções psicopedagógicas numa perspectiva da avaliação interativa com jogos padronizados. Numa metodologia longitudinal, através da aplicação de atividades com jogos eletrônicos (GCompris), material concreto (escala de Cuisenaire) e da Caixa Lógico Simbólica, compararam-se os desempenhos dos alunos antes e após a intervenção com a mediação. Os resultados demonstraram avanços nas dimensões com destaque para Contagem e Matrizes Lógicas. O estudo apontou a eficácia das intervenções na perspectiva da avaliação interativa no desenvolvimento das dimensões lógicas através do lúdico em alunos com deficiência intelectual.

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