VIEIRA, Maria Gilmara et al.. Uma análise contextual das questões de literatura do enem. Anais V CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2018. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/49193>. Acesso em: 04/11/2024 19:35
Buscou-se com esse trabalho, analisar as questões de Literatura Brasileira no Exame Nacional do Ensino Médio nos anos de 2016 e 2017, em consonância com o Currículo do Ensino Médio e a Matriz de Referência do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Identificamos inicialmente as escolas literárias mais recorrentes no exame, posteriormente analisamos os autores e o enunciado (comando) da questão para entendermos o que ele as exige, o que é necessário o aluno saber e como o ensino de literatura na escola tem auxiliado os alunos que fizeram o exame. Diante das análises realizadas, os resultados apontam que o aluno deve conhecer a obra, e a escola literária que se apresenta, sem dominar apenas o nome dos autores literários consagrados e datas em que os fatos históricos ocorreram.