O presente artigo tem por objeto de estudo, a legislação nacional sobre a formação inicial de professores para a Educação Básica e o Projeto Pedagógico do Curso (PPC) de licenciatura em História da UFPA. Busca mapear as determinações nacionais legais sobre a formação inicial de professores e os aspectos formativos contidos no PPC do referido curso. Para tanto, utiliza-se da compreensão de Nilma Gomes (2009) sobre a incorporação e implementação da legislação educacional sobre o trato com a diversidade étnico-racial, recorrendo à análise de conteúdo de Laurence Bardin (2011) como suporte metodológico, no que tange à categorização, sistematização e enunciação dos dados. Apresenta-se, de forma preliminar, que a incorporação, de pelo menos em parte, das exigências nacionais à formação inicial de professores no PPC de licenciatura em História da UFPA é um avanço no processo de implementação, entretanto, é necessário ir além de “um lugar periférico”, ou seja, se constitui como imprescindível a inserção explícita dos princípios pedagógicos das determinações legais no Projeto Pedagógico do Curso.