As práticas educativas precisam extrapolar o uso excessivo do livro ou apostilas didáticas. Quando o assunto são os artrópodes, o professor pode enfatizar na abordagem temas correlatos, tais como a importância ecológica desses animais para o meio ambiente no qual estamos inseridos, a importância médica e econômica para o homem. É comum entre os professores ouvir testemunhos de que o ensino de grande parte dos conteúdos de Biologia explorados nos diversos níveis é marcado por diversos problemas, entre eles os conteúdos de Zoologia. Dentre os problemas, é possível destacar que os conteúdos são organizados de modo a privilegiar o estudo de conceitos, linguagem e metodologias desse campo do conhecimento, tornando as aprendizagens pouco eficientes para interpretação e intervenção na realidade. Nesta perspectiva, idealizar, construir e usar uma sequência didática com uma diversidade de atividades, configuram uma alternativa para efetivar a aprendizagem de conteúdos científicos evidenciando a investigação como ponto de partida, causando inclusive um choque de abordagens da qual o aluno está acostumado. Estas estratégias devem ser orientadas e guiadas pelo professor, dando ênfase a resposta ser construída pelos alunos. A utilização de aplicativo na construção do stopmotion promoveu uma educação pautada na diversidade de recursos utilizados para alcançar o objetivo maior: a aprendizagem. É interessante pautar os objetivos em técnicas que aproximem o nosso aluno da aprendizagem.