Artigo Anais V CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O GÊNERO E OS DISCURSOS DE SABER/PODER PRESENTES NOS CONTEÚDOS DA DISCIPLINA DE HISTÓRIA

Palavra-chaves: RELAÇÕES DE PODER, ENSINO DE HISTÓRIA, GÊNERO Comunicação Oral (CO) GT 07. Gênero, Sexualidade e Educação
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 48106
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 4603
    "inscrito_id" => 6702
    "titulo" => "O GÊNERO E OS DISCURSOS DE SABER/PODER PRESENTES NOS CONTEÚDOS DA DISCIPLINA DE HISTÓRIA"
    "resumo" => "Este trabalho tem como objetivo investigar sobre as relações de gênero na relação saber/poder  presentes nos discursos dos professores do ensino de História, em escolas públicas, estadual e municipal da cidade de Pau dos Ferros. O estudo deu-se em uma turma do ensino fundamental (6º ano), EJA (7º período) e ensino médio (2° ano). Adotamos para esta pesquisa a abordagem qualitativa, utilizando-se como instrumentos a observação não participante e a entrevista semiestruturada. Procuramos a partir destes instrumentos de pesquisa compreender sobre a formação acadêmica, social e cultural dos professores para entendermos a partir daí sobre as suas concepções e percepções quanto aos aspectos pesquisados. Assim, entendemos a relevância deste trabalho para que os professores possam refletir diante das relações de poder que perpassam por todos os âmbitos da nossa sociedade sem que muitas vezes nos dermos conta disso. Com esse entendimento, é possível questionar de forma crítica questões até então despercebidas."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 07. Gênero, Sexualidade e Educação"
    "palavra_chave" => "RELAÇÕES DE PODER, ENSINO DE HISTÓRIA, GÊNERO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA7_ID6702_17092018232315.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:32"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:33:58"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "SHEILA DANIELLE"
    "autor_nome_curto" => "SHEILA DANIELLE"
    "autor_email" => "sheiladanielle23@hotmail."
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 48106
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 4603
    "inscrito_id" => 6702
    "titulo" => "O GÊNERO E OS DISCURSOS DE SABER/PODER PRESENTES NOS CONTEÚDOS DA DISCIPLINA DE HISTÓRIA"
    "resumo" => "Este trabalho tem como objetivo investigar sobre as relações de gênero na relação saber/poder  presentes nos discursos dos professores do ensino de História, em escolas públicas, estadual e municipal da cidade de Pau dos Ferros. O estudo deu-se em uma turma do ensino fundamental (6º ano), EJA (7º período) e ensino médio (2° ano). Adotamos para esta pesquisa a abordagem qualitativa, utilizando-se como instrumentos a observação não participante e a entrevista semiestruturada. Procuramos a partir destes instrumentos de pesquisa compreender sobre a formação acadêmica, social e cultural dos professores para entendermos a partir daí sobre as suas concepções e percepções quanto aos aspectos pesquisados. Assim, entendemos a relevância deste trabalho para que os professores possam refletir diante das relações de poder que perpassam por todos os âmbitos da nossa sociedade sem que muitas vezes nos dermos conta disso. Com esse entendimento, é possível questionar de forma crítica questões até então despercebidas."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 07. Gênero, Sexualidade e Educação"
    "palavra_chave" => "RELAÇÕES DE PODER, ENSINO DE HISTÓRIA, GÊNERO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA7_ID6702_17092018232315.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:32"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:33:58"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "SHEILA DANIELLE"
    "autor_nome_curto" => "SHEILA DANIELLE"
    "autor_email" => "sheiladanielle23@hotmail."
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 17 de outubro de 2018

Resumo

Este trabalho tem como objetivo investigar sobre as relações de gênero na relação saber/poder presentes nos discursos dos professores do ensino de História, em escolas públicas, estadual e municipal da cidade de Pau dos Ferros. O estudo deu-se em uma turma do ensino fundamental (6º ano), EJA (7º período) e ensino médio (2° ano). Adotamos para esta pesquisa a abordagem qualitativa, utilizando-se como instrumentos a observação não participante e a entrevista semiestruturada. Procuramos a partir destes instrumentos de pesquisa compreender sobre a formação acadêmica, social e cultural dos professores para entendermos a partir daí sobre as suas concepções e percepções quanto aos aspectos pesquisados. Assim, entendemos a relevância deste trabalho para que os professores possam refletir diante das relações de poder que perpassam por todos os âmbitos da nossa sociedade sem que muitas vezes nos dermos conta disso. Com esse entendimento, é possível questionar de forma crítica questões até então despercebidas.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.