Artigo Anais V CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

COMO AS IMAGENS DOS LIVROS DIDÁTICOS AJUDAM NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DO SEMIÁRIDO BRASILEIRO

Palavra-chaves: LIVRO DIDÁTICO, SEMIÁRIDO, GEOGRAFIA Pôster (PO) GT 02. Didática, Currículo e Políticas Educacionais
0 of 0
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
0 of 0
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 46711 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 364 "inscrito_id" => 1000 "titulo" => "COMO AS IMAGENS DOS LIVROS DIDÁTICOS AJUDAM NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DO SEMIÁRIDO BRASILEIRO" "resumo" => """ Como as crianças e adolescentes veem o mundo em que vivem? Sua cidade, seu bairro e seu entorno? Como podemos aproximar eles da sua realidade utilizando tecnologia e linguagem visual? Vivemos uma transformação na educação, tal mudança foi proporcionada graças à tecnologia de forma geral, esse fato torna-se fácil de ser percebido ao analisarmos como as informações fluem com tamanha rapidez. Vivemos em um mundo globalizado, na era técnica-científica-informacional, na qual os espaços são diminuídos pelo tempo.\r\nComo as crianças e adolescentes veem o mundo em que vivem? Sua cidade, seu bairro e seu entorno? Como podemos aproximar eles da sua realidade utilizando tecnolo A Geografia se apresenta como ciência de importância fundamental para o cotidiano, pois tem como um de seus objetivos – talvez até seja o principal – a análise do espaço, assim como toda a dinâmica e interação que ocorre nele.\r\nA Geografia se apresenta como ciência de importância fundamental para o cotidiano, pois tem como um de seus objetivos – talvez até seja o principal – a análise O trabalho surgiu de uma inquietação durante um período de estágio em uma escola pública e, ao folear o livro didático, foi possível perceber que não há nenhuma relação do Brasil com o Semiárido e como os professores de Geografia das imagens existentes nos Livro Didático como forma de facilitador do aprendizado dos alunos nos assuntos relacionados ao Semiárido. O objetivo da pesquisa é analisar a forma como as imagens dos livros didáticos abordam o semiárido. Para isso serão analisados três livros de mesmo nível e investigar se há alguma relação com o Brasil ou se é apenas superficial. Buscou-se fundamentar a importância e a forma como as imagens (fotografias, gráficos, climogramas, mapas e computação gráfica) referentes ao Semiárido.\r\nO trabalho surgiu de uma inquietação durante um período de estágio em uma escola pública e, ao folear o livro didático, foi possível perceber que não há nenhuma O método utilizado foi o de analisar os três livros didáticos “Geografia Contextos E Redes”, “Geografia: Leituras e Interação” e “Geografia: Ensino Médio”. Todos os livros são do mesmo nível de ensino (1ºano), para tal foi necessário apenas realizar uma pesquisa bibliográfica. O método hipotético-dedutivo, proposto por Karl Popper busca a eliminação dos erros de uma hipótese, testando assim a falsidade daquilo que foi proposto, partindo de uma expectativa, apresentando uma problemática, ponderação das informações e assim comprovando a falsidade de tal hipótese. \r\nO método utilizado foi o de analisar os três livros didáticos “Geografia Contextos E Redes”, “Geografia: Leituras e Interação” e “Geografia: Ensino Médio”. Todo A Região Semiárida do Nordeste do Brasil tem como fator de destaque o clima, ele é responsável pela variação dos outros elementos que compõem as suas paisagens. A vegetação já está adaptada ao clima, assim como os processos de formação do relevo, com predomínio de um processo e seus solos são pouco desenvolvidos pela falta de chuva.\r\nA Região Semiárida do Nordeste do Brasil tem como fator de destaque o clima, ele é responsável pela variação dos outros elementos que compõem as suas paisagens. O clima é determinado pela circulação geral da atmosfera, alguns Padrões de circulação atmosféricos redistribuem calor e umidade por todo o globo.\r\n As imagens acompanham a humanidade desde o seus princípios remotos e segue sua evolução fazendo com que esteja presente nas formas de comunicação\r\n As imagens também podem ajudar a melhor compreensão de alguns conceitos geográficos, assim como problematizar os conteúdos, evitando apenas como ilustração do que foi passado pelo professor. A fotografia deve ser usada como agregador de conhecimento, não como resumo da aula.\r\nAs imagens também podem ajudar a melhor compreensão de alguns conceitos geográficos, assim como problematizar os conteúdos, evitando apenas como ilustração do q Vale destacar a importância da fotografia em ambiente escolar, principalmente dentro da Geografia como forma de melhor entendimento do mundo por deixar em "evidência" os assuntos mediados pelo professor. O uso das imagens geográficas na sala de aula deve ir além de apenas um recurso, deve ser pensado como pode apoiar o desenvolvimento do aluno.\r\nVale destacar a importância da fotografia em ambiente escolar, principalmente dentro da Geografia como forma de melhor entendimento do mundo por deixar em "evid Os livros possuem fácil leitura, as imagens estão bem dispostas, em tamanhos ideais para leitura de informações contidas, cores vivas que atraem a curiosidade. \r\nOs livros possuem fácil leitura, as imagens estão bem dispostas, em tamanhos ideais para leitura de informações contidas, cores vivas que atraem a curiosidade. Diante da pesquisa realizada, fica exposto que o aprender é um processo em construção e o livro didático pode contribuir para a aprendizagem. Ele é importante por seu aspecto político e cultural, na medida em que produz valores da sociedade em relação a sua visão de ciência, da historia, da interpretação dos fatos e do próprio processo de transmissão do conhecimento.Diante da pesquisa realizada, fica exposto que o aprender é um processo em construção e o livro didático pode contribuir para a aprendizagem. Ele é importante p """ "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 02. Didática, Currículo e Políticas Educacionais" "palavra_chave" => "LIVRO DIDÁTICO, SEMIÁRIDO, GEOGRAFIA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD4_SA2_ID1000_26072018112559.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:31" "updated_at" => "2020-06-10 11:33:54" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARCELO DOS SANTOS DIAS" "autor_nome_curto" => "MARCELO DIAS" "autor_email" => "marcelosantosdias09@gmail" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 46711 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 364 "inscrito_id" => 1000 "titulo" => "COMO AS IMAGENS DOS LIVROS DIDÁTICOS AJUDAM NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DO SEMIÁRIDO BRASILEIRO" "resumo" => """ Como as crianças e adolescentes veem o mundo em que vivem? Sua cidade, seu bairro e seu entorno? Como podemos aproximar eles da sua realidade utilizando tecnologia e linguagem visual? Vivemos uma transformação na educação, tal mudança foi proporcionada graças à tecnologia de forma geral, esse fato torna-se fácil de ser percebido ao analisarmos como as informações fluem com tamanha rapidez. Vivemos em um mundo globalizado, na era técnica-científica-informacional, na qual os espaços são diminuídos pelo tempo.\r\nComo as crianças e adolescentes veem o mundo em que vivem? Sua cidade, seu bairro e seu entorno? Como podemos aproximar eles da sua realidade utilizando tecnolo A Geografia se apresenta como ciência de importância fundamental para o cotidiano, pois tem como um de seus objetivos – talvez até seja o principal – a análise do espaço, assim como toda a dinâmica e interação que ocorre nele.\r\nA Geografia se apresenta como ciência de importância fundamental para o cotidiano, pois tem como um de seus objetivos – talvez até seja o principal – a análise O trabalho surgiu de uma inquietação durante um período de estágio em uma escola pública e, ao folear o livro didático, foi possível perceber que não há nenhuma relação do Brasil com o Semiárido e como os professores de Geografia das imagens existentes nos Livro Didático como forma de facilitador do aprendizado dos alunos nos assuntos relacionados ao Semiárido. O objetivo da pesquisa é analisar a forma como as imagens dos livros didáticos abordam o semiárido. Para isso serão analisados três livros de mesmo nível e investigar se há alguma relação com o Brasil ou se é apenas superficial. Buscou-se fundamentar a importância e a forma como as imagens (fotografias, gráficos, climogramas, mapas e computação gráfica) referentes ao Semiárido.\r\nO trabalho surgiu de uma inquietação durante um período de estágio em uma escola pública e, ao folear o livro didático, foi possível perceber que não há nenhuma O método utilizado foi o de analisar os três livros didáticos “Geografia Contextos E Redes”, “Geografia: Leituras e Interação” e “Geografia: Ensino Médio”. Todos os livros são do mesmo nível de ensino (1ºano), para tal foi necessário apenas realizar uma pesquisa bibliográfica. O método hipotético-dedutivo, proposto por Karl Popper busca a eliminação dos erros de uma hipótese, testando assim a falsidade daquilo que foi proposto, partindo de uma expectativa, apresentando uma problemática, ponderação das informações e assim comprovando a falsidade de tal hipótese. \r\nO método utilizado foi o de analisar os três livros didáticos “Geografia Contextos E Redes”, “Geografia: Leituras e Interação” e “Geografia: Ensino Médio”. Todo A Região Semiárida do Nordeste do Brasil tem como fator de destaque o clima, ele é responsável pela variação dos outros elementos que compõem as suas paisagens. A vegetação já está adaptada ao clima, assim como os processos de formação do relevo, com predomínio de um processo e seus solos são pouco desenvolvidos pela falta de chuva.\r\nA Região Semiárida do Nordeste do Brasil tem como fator de destaque o clima, ele é responsável pela variação dos outros elementos que compõem as suas paisagens. O clima é determinado pela circulação geral da atmosfera, alguns Padrões de circulação atmosféricos redistribuem calor e umidade por todo o globo.\r\n As imagens acompanham a humanidade desde o seus princípios remotos e segue sua evolução fazendo com que esteja presente nas formas de comunicação\r\n As imagens também podem ajudar a melhor compreensão de alguns conceitos geográficos, assim como problematizar os conteúdos, evitando apenas como ilustração do que foi passado pelo professor. A fotografia deve ser usada como agregador de conhecimento, não como resumo da aula.\r\nAs imagens também podem ajudar a melhor compreensão de alguns conceitos geográficos, assim como problematizar os conteúdos, evitando apenas como ilustração do q Vale destacar a importância da fotografia em ambiente escolar, principalmente dentro da Geografia como forma de melhor entendimento do mundo por deixar em "evidência" os assuntos mediados pelo professor. O uso das imagens geográficas na sala de aula deve ir além de apenas um recurso, deve ser pensado como pode apoiar o desenvolvimento do aluno.\r\nVale destacar a importância da fotografia em ambiente escolar, principalmente dentro da Geografia como forma de melhor entendimento do mundo por deixar em "evid Os livros possuem fácil leitura, as imagens estão bem dispostas, em tamanhos ideais para leitura de informações contidas, cores vivas que atraem a curiosidade. \r\nOs livros possuem fácil leitura, as imagens estão bem dispostas, em tamanhos ideais para leitura de informações contidas, cores vivas que atraem a curiosidade. Diante da pesquisa realizada, fica exposto que o aprender é um processo em construção e o livro didático pode contribuir para a aprendizagem. Ele é importante por seu aspecto político e cultural, na medida em que produz valores da sociedade em relação a sua visão de ciência, da historia, da interpretação dos fatos e do próprio processo de transmissão do conhecimento.Diante da pesquisa realizada, fica exposto que o aprender é um processo em construção e o livro didático pode contribuir para a aprendizagem. Ele é importante p """ "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 02. Didática, Currículo e Políticas Educacionais" "palavra_chave" => "LIVRO DIDÁTICO, SEMIÁRIDO, GEOGRAFIA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD4_SA2_ID1000_26072018112559.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:31" "updated_at" => "2020-06-10 11:33:54" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARCELO DOS SANTOS DIAS" "autor_nome_curto" => "MARCELO DIAS" "autor_email" => "marcelosantosdias09@gmail" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }
Publicado em 17 de outubro de 2018

Resumo

Como as crianças e adolescentes veem o mundo em que vivem? Sua cidade, seu bairro e seu entorno? Como podemos aproximar eles da sua realidade utilizando tecnologia e linguagem visual? Vivemos uma transformação na educação, tal mudança foi proporcionada graças à tecnologia de forma geral, esse fato torna-se fácil de ser percebido ao analisarmos como as informações fluem com tamanha rapidez. Vivemos em um mundo globalizado, na era técnica-científica-informacional, na qual os espaços são diminuídos pelo tempo. A Geografia se apresenta como ciência de importância fundamental para o cotidiano, pois tem como um de seus objetivos – talvez até seja o principal – a análise do espaço, assim como toda a dinâmica e interação que ocorre nele. O trabalho surgiu de uma inquietação durante um período de estágio em uma escola pública e, ao folear o livro didático, foi possível perceber que não há nenhuma relação do Brasil com o Semiárido e como os professores de Geografia das imagens existentes nos Livro Didático como forma de facilitador do aprendizado dos alunos nos assuntos relacionados ao Semiárido. O objetivo da pesquisa é analisar a forma como as imagens dos livros didáticos abordam o semiárido. Para isso serão analisados três livros de mesmo nível e investigar se há alguma relação com o Brasil ou se é apenas superficial. Buscou-se fundamentar a importância e a forma como as imagens (fotografias, gráficos, climogramas, mapas e computação gráfica) referentes ao Semiárido. O método utilizado foi o de analisar os três livros didáticos “Geografia Contextos E Redes”, “Geografia: Leituras e Interação” e “Geografia: Ensino Médio”. Todos os livros são do mesmo nível de ensino (1ºano), para tal foi necessário apenas realizar uma pesquisa bibliográfica. O método hipotético-dedutivo, proposto por Karl Popper busca a eliminação dos erros de uma hipótese, testando assim a falsidade daquilo que foi proposto, partindo de uma expectativa, apresentando uma problemática, ponderação das informações e assim comprovando a falsidade de tal hipótese. A Região Semiárida do Nordeste do Brasil tem como fator de destaque o clima, ele é responsável pela variação dos outros elementos que compõem as suas paisagens. A vegetação já está adaptada ao clima, assim como os processos de formação do relevo, com predomínio de um processo e seus solos são pouco desenvolvidos pela falta de chuva. O clima é determinado pela circulação geral da atmosfera, alguns Padrões de circulação atmosféricos redistribuem calor e umidade por todo o globo. As imagens acompanham a humanidade desde o seus princípios remotos e segue sua evolução fazendo com que esteja presente nas formas de comunicação As imagens também podem ajudar a melhor compreensão de alguns conceitos geográficos, assim como problematizar os conteúdos, evitando apenas como ilustração do que foi passado pelo professor. A fotografia deve ser usada como agregador de conhecimento, não como resumo da aula. Vale destacar a importância da fotografia em ambiente escolar, principalmente dentro da Geografia como forma de melhor entendimento do mundo por deixar em "evidência" os assuntos mediados pelo professor. O uso das imagens geográficas na sala de aula deve ir além de apenas um recurso, deve ser pensado como pode apoiar o desenvolvimento do aluno. Os livros possuem fácil leitura, as imagens estão bem dispostas, em tamanhos ideais para leitura de informações contidas, cores vivas que atraem a curiosidade. Diante da pesquisa realizada, fica exposto que o aprender é um processo em construção e o livro didático pode contribuir para a aprendizagem. Ele é importante por seu aspecto político e cultural, na medida em que produz valores da sociedade em relação a sua visão de ciência, da historia, da interpretação dos fatos e do próprio processo de transmissão do conhecimento.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.