Os conhecimentos resultantes de construções pessoais fora do ambiente escolar sobre os diversos fenômenos emergem na sala de aula e podem se estender para inúmeros conteúdos, inclusive os biológicos, que estão intimamente presentes na rotina das pessoas. Dentre estes, a botânica tem sido alvo de desestima e reflete um comportamento habitual das pessoas de um modo geral. Sendo assim, o objetivo do presente trabalho foi avaliar a aprendizagem de botânica em uma turma de 7º ano do ensino fundamental, por meio da investigação e relação com o cotidiano do aluno. Quanto aos métodos, pautou-se em uma combinação entre os métodos qualitativo e quantitativo. Para alcançar os objetivos, foi aplicado um pré-teste antes de ministrar as sequências didáticas e um pós-teste 35 dias após a realização das mesmas. As sequências didáticas totalizaram em cinco ao todo, desenvolvidas no período de abril a maio de 2018. Pôde-se observar que as intervenções realizadas sob a concepção de um ensino mais prático com presença de elementos do cotidiano do aluno, além de exploração de espaços extra sala de aula, como o pátio da escola, são eficientes no estímulo e contribuições significativas à aprendizagem do mundo vegetal, evidenciado pelos resultados obtidos no pós-teste, que revelaram uma diferença bastante considerável positivamente das respostas em relação ao pré-teste. Além dos resultados indicados no pós-teste, as apreensões feitas durante a execução das sequências indicaram aumento da participação dos alunos nas aulas, sejam nas práticas ou nos conteúdos teóricos.