A educação infantil contempla crianças de 0 a 5 anos e 11 meses assegurando a educação em creches e pré-escolas, apresentasse como à primeira etapa da educação básica.Os primeiros anos da vida de uma criança são fundamentais para seu desenvolvimento, pois nesse período ocorre maior plasticidade cerebral sendo assim, esse é o momento ideal para iniciar a educação ambiental (EA) no ambiente escolar.
O presente trabalho utiliza o método relato de experiência para descrever ações de consumo consciente utilizado como fermenta a educação ambiental e a gestão ambiental na instituição de educação infantil Creche Escola Reinado Infantil.
O estudo classificou as práticas desenvolvidas em duas categorias: educação ambiental e gestão ambiental citando também praticas que estão em processo de implantação.
Ações de educação ambiental e praticas de sustentabilidade são fundamentais para construção da cultura do consumo consciente sendo desenvolvida a partir da educação infantil tem maior chance de que esses hábitos perdurem por toda a vida do individuo.
Tais atividades auxiliam na construção da consciência ambiental desenvolvendo hábitos de consumo consciente e que através das experiências que foram vivenciadas o individuo possa tornasse um agente multiplicador.
Diante disso, cabe dizer que a educação ambiental vivenciada na escola da pesquisa tem a capacidade de promover valores, não sendo somente um meio de transmitir informações, trata-se de um processo de construção de identidade e postura diante da sociedade e do mundo. Transformando as crianças em agentes multiplicadores no seu meio familiar. Assim podem-se ter esperança sobre o futuro do nosso planeta.