A questão principal que nos levou a desenvolver a pesquisa que resultou neste texto buscou desvelar de que forma os gêneros digitais são trabalhados em Livros Didáticos de Língua Portuguesa (LDP) para os quarto e quintos anos do ensino fundamental. Buscávamos investigar se os LDP exploravam os gêneros digitais enquanto objetos de ensino ou como meio para o ensino de outros objetos e se a transferência do suporte virtual para o impresso não comprometia a compreensão da função sócio-comunicativa do gênero digital. O corpus do trabalho é formado por quatro exemplares da Coleção Ápis aprovados respectivamente no Programa Nacional do Livro Didático (PNLD 2013 e 2016). De posse das exemplares realizamos uma análise comparativa das duas edições do PNLD no intuito de levantar as atividades que tratavam de gêneros digitais, analisar a proposta de trabalho e investigar se a referida coleção ampliou as propostas de trabalho sobre o referido gênero. Este texto busca propor reflexões sobre o Ensino de Língua Portuguesa, especialmente, no que diz respeito às formas de ensino da leitura e da escrita a partir dos gêneros textuais.