Este artigo é resultado de um projeto de intervenção realizado numa escola estadual localizado na cidade do Recife/PE, entre os dias 16 a 20 de abril de 2018, com estudantes dos 9º anos do Ensino Fundamental do turno da manhã, tendo como objetivo principal analisar sobre o processo de depredação e valorização da escola por parte dos estudantes. A metodologia adotada foi uma pesquisa empírica do tipo pesquisa participante, na qual foram utilizados os seguintes recursos metodológicos: papel ofício, lápis de cores, régua, hidrocor, tecido de TNT e emborrachado, na intenção de desenvolver atividades lúdicas por meio da interdisciplinaridade que combatessem atos de vandalismo na instituição de ensino, que influencia no processo de ensino aprendizagem e a preservação do ambiente escolar. Nesse sentido, as estratégias de ação foram norteadas na concepção freiriana baseada no diálogo, participação e transformação das atitudes dos sujeitos envolvidos. Como resultado da intervenção foi possível observar que os alunos se sensibilizaram, socializaram e participaram de maneira efetiva diante do combate a depredação e desvalorização do patrimônio público escolar.