Resumo: Este artigo buscou analisar a compreensão da gestão escolar em uma escola do campo sobre o Projeto Político Pedagógico e de que maneira está se organiza com a ausência deste documento. Como objetivos, identificamos a visão da gestão sobre o PPP e caracterizamos a organização da gestão na ausência do mesmo. Como aporte teórico recorremos a Libâneo (2001); Veiga (2004) e Santiago (2009) para abordar a gestão escolar e Guedin (2012) para trabalhar com a educação do campo A abordagem orientadora deste estudo é a qualitativa, que contou com a observação em campo, o diário de campo e a entrevista estruturada como instrumentos de coleta de dados. Os resultados da pesquisa apontaram que a escola observada possui características de um modelo de gestão democrática, uma vez que a gestão busca em conjunto e de forma não hierárquica atender às demandas escolares. Os sujeitos participantes dessa pesquisa compreendem a importância do Projeto Político pedagógico, entendendo-o como documento norteador da escola, que define, planeja e determina as ações da escola, contudo apontam as dificuldades de se trabalhar em uma escola sem este documento, levando a escola ao improviso, frente às demandas que vão surgindo.