Este artigo apresenta o projeto de investigação, de caráter interinstitucional e binacional entre as Universidades Feevale (Brasil) e UCoimbra (Portugal), em desenvolvimento desde o ano de 2018, buscando destacar, no recorte para o V CONEDU, a importância da pesquisa na formação de professores. A investigação tem por objeto de estudo a construção de conceitos alternativos de educação integral, a partir de práticas que conjugam a educação escolar e práticas socioeducativas nas perspectivas da formação integral e do desenvolvimento social. Considera como contexto a problemática: a política educacional brasileira que, a partir dos anos 2000, recoloca em pauta a oferta de práticas de educação, de tipo integral e em tempo integral e a assistência social que, desde os anos de 1970, sob diferentes matizes acolhem crianças e adolescentes que permanecem excluídos ou incluídos de forma precária na instituição escolar. Desde modo, na perspectiva da equação escola + socioeducativos, enquanto práticas de educação não escolar, temos visto experiências de mais tempo de práticas educativas serem oferecidas a crianças e jovens menos favorecidos social e economicamente. Neste contexto, a investigação objetiva compreender a formação integral no âmbito da dinâmica do desenvolvimento social tendo como foco de estudo instituições educativas e socioeducativa de 3 municípios do estado do Rio Grande do Sul. A partir da metodologia de natureza qualitativa, tipo Educação Comparada busca-se por uma combinação de dados e fases metodológicas, por compreensões mais consistentes na relação entre educação, formação de educadores, educandos, comunidades e desenvolvimento local.