O presente estudo resulta numa prática pedagógica desenvolvida na Disciplina de Literatura Infanto-Juvenil no Curso de Licenciatura Plena em Pedagogia de uma Instituição de Ensino na turma do 5º Período, localizada na Região Metropolitana do Recife. Por sua vez o estudo em evidência teve como objetivo investigar como as literaturas infanto-juvenis torna-se um fator preponderante para o reconhecimento e a valorização da criança afro-brasileira desenvolvidos nas práticas pedagógicas dos professores em sala de aula. Enquanto processo metodológico, o estudo em questão contou com uma análise bibliográfica com bases fundamentadas através das concepções de Figueiredo (2011), Freire (2015), Telles, (2013), Aguiar e Bordini (1993), Cavalcanti (2002) entre outros, os quais contribuíram com suas reflexões em relação às questões das literaturas infanto-juvenis. Foram analisadas algumas literaturas infanto-juvenis, enquanto análise dos dados coletadas, onde se aplicou neste estudo a técnica da análise dos conteúdos, cuja técnica resultou alcançar as respostas ao objetivo proposto nesse estudo. Assim, foi revelado que as literaturas infanto-juvenis analisadas pelos estudantes do 5º Período do Curso de Pedagogia enfocam um olhar formador para o leitor, porque entoam as riquezas que compõe a Cultura Afro-Brasileira e Africana. Desta forma, a criança em contato com essas literaturas, além de desenvolver sua capacidade de conhecimento de mundo, ela poderá se reconhecer diante os personagens apresentados na literatura escrita.