O presente trabalho tem como objetivo geral analisar as práticas pedagógicas que são desenvolvidas com os alunos com Síndrome de Down (SD). A pesquisa foi desenvolvida em quatro escolas da área rural da rede municipal de ensino de Goiana /PE. Adotou-se nessa investigação a Pesquisa-Ação, de método indutivo com abordagem qualitativa. Usou-se como metodologia a observação participante em sala, entrevista com os professores do 1º ano ao 5º do Ensino Fundamental das escolas pesquisadas. Fez-se reunião com o professor do Atendimento Educacional Especializado (AEE). Deu-se orientação para uma reorganização da sala de aula. Selecionou-se e organizou-se um caderno de atividades pedagógicas para a alfabetização desses alunos em português e matemática com apoio dos professores das turmas e com os professores do AEE. Os resultados obtidos mostraram a necessidade de: criação de políticas municipais de formação continuada específica para professores da turma regular na inclusão dos alunos com deficiência intelectual, professor do AEE e professor do ensino regular parceiros na construção de prática pedagógica inclusiva, adequação curricular construção coletiva professor e especialistas escolar, adequação curricular individual caminho alternativo para promover a aprendizagem dos alunos com deficiência intelectual. Diante das análises, percebeu-se que é preciso materializar as leis de qualificação dos professores do ensino regular para incluir esses alunos no ambiente escolar, a sensibilização e formação de todos agentes mediadores da aprendizagem para inclusão, são uns dos pontos chave do resultado dessa pesquisa.