, Yasmimmariadiasdossantosinocêncio. Educação infantil através das lentes musicais. Anais V CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2018. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/47156>. Acesso em: 04/11/2024 19:55
Indiscutivelmente a música está presente no cotidiano das pessoas e independentemente de cor, crença, idade ou cultura, temos acesso a essa forma de expressão artística. Sabendo desse significativo lugar que a música ocupa em nossa sociedade, é possível refletir sobre sua presença nas práticas pedagógicas realizadas na educação infantil. . O presente artigo busca difundir os resultados da pesquisa realizada na disciplina de Estágio Supervisionado II do curso de Pedagogia, da Universidade Federal de Campina Grande- UFCG, que, amparado na abordagem qualitativa e na pesquisa intervenção, buscou investigar o papel ocupado pela música um uma instituição de educação infantil da Cidade de Campina Grande diferenciando os termos música e musicalização. Além disso, resgata-se a história desta que hoje compõe uma das etapas da educação básica brasileira, ampliando-se os conhecimentos sobre seu surgimento e primeiras funções e como ela resinifica seu papel após a Constituição Federal de 1988. Foram vivenciados momentos de observação e de intervenção possibilitando a constatação de que as atividades musicais permeavam quase todos os momentos na creche, divergindo de muitos estudos nessa área. Além disso, discutimos duas propostas de trabalho com essa temática e a importância da inserção do trabalho com instrumentos musicais nas atividades com a criança pequena.