Artigo Anais V CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

TEXTOS E IMAGENS: A CONSTRUÇÃO DO PROTAGONISMO SOCIAL POR MEIO DOS CÍRCULOS DE LEITURA E LETRAMENTO LITERÁRIO

Palavra-chaves: ENSINO., LEITURA., LETRAMENTO LITERÁRIO. Pôster (PO) GT 08. Linguagens, Letramento e Alfabetização
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 49096
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 1180
    "inscrito_id" => 3410
    "titulo" => "TEXTOS E IMAGENS: A CONSTRUÇÃO DO PROTAGONISMO SOCIAL POR MEIO DOS CÍRCULOS DE LEITURA E LETRAMENTO LITERÁRIO"
    "resumo" => "A presente pesquisa objetiva por meio do projeto de extensão pretende-se estimular a leitura de jovens do Ensino Médio público por intermédio do estudo do conto, gênero narrativo literário que reúne as condições de pequena extensão, tensão e modernidade. O processo de incentivo à leitura prevê três momentos: o primeiro chamado de pré-textual, em que é realizado a motivação da leitura do texto, através de imagens estáticas (fotos e gravuras) e em movimento (vídeos) que apresentam algumas ideias presentes no texto. Esse momento visa despertar a curiosidade do aluno que também é um momento em que eles mostram os seus conhecimentos de vida e de leitura acerca do tema. O segundo momento, chamado de momento textual, é a etapa da leitura, que ora é feito de modo individual e silencioso e ora é feito em voz alta e compartilhada por todos. A etapa pós-textual prevê a discussão do tema e a troca de experiências entre os alunos acerca das suas experiências. Ao final, realiza-se uma atividade que pode ser escrita, pode ser um vídeo, um áudio ou outras formas de demonstrar a compreensão e a interpretação do texto. Objetiva-se, assim, que o trabalho com a leitura promova também um reconhecimento dos elementos estéticos do gênero conto que são geradores de sentido e responsáveis pela literariedade do texto e assim motivar o compartilhamento das experiências dos alunos, suas expectativas e seu protagonismo, mediante debates desenvolvidos em sala a partir da leitura do gênero conto e por meio das produções textuais realizadas."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 08. Linguagens, Letramento e Alfabetização"
    "palavra_chave" => "ENSINO., LEITURA., LETRAMENTO LITERÁRIO."
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD4_SA8_ID3410_02092018150212.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:34"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:01"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RAISE STEFANI SILVA DE SOUSA"
    "autor_nome_curto" => "RAISE"
    "autor_email" => "stefany-180@hotmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 49096
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 1180
    "inscrito_id" => 3410
    "titulo" => "TEXTOS E IMAGENS: A CONSTRUÇÃO DO PROTAGONISMO SOCIAL POR MEIO DOS CÍRCULOS DE LEITURA E LETRAMENTO LITERÁRIO"
    "resumo" => "A presente pesquisa objetiva por meio do projeto de extensão pretende-se estimular a leitura de jovens do Ensino Médio público por intermédio do estudo do conto, gênero narrativo literário que reúne as condições de pequena extensão, tensão e modernidade. O processo de incentivo à leitura prevê três momentos: o primeiro chamado de pré-textual, em que é realizado a motivação da leitura do texto, através de imagens estáticas (fotos e gravuras) e em movimento (vídeos) que apresentam algumas ideias presentes no texto. Esse momento visa despertar a curiosidade do aluno que também é um momento em que eles mostram os seus conhecimentos de vida e de leitura acerca do tema. O segundo momento, chamado de momento textual, é a etapa da leitura, que ora é feito de modo individual e silencioso e ora é feito em voz alta e compartilhada por todos. A etapa pós-textual prevê a discussão do tema e a troca de experiências entre os alunos acerca das suas experiências. Ao final, realiza-se uma atividade que pode ser escrita, pode ser um vídeo, um áudio ou outras formas de demonstrar a compreensão e a interpretação do texto. Objetiva-se, assim, que o trabalho com a leitura promova também um reconhecimento dos elementos estéticos do gênero conto que são geradores de sentido e responsáveis pela literariedade do texto e assim motivar o compartilhamento das experiências dos alunos, suas expectativas e seu protagonismo, mediante debates desenvolvidos em sala a partir da leitura do gênero conto e por meio das produções textuais realizadas."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 08. Linguagens, Letramento e Alfabetização"
    "palavra_chave" => "ENSINO., LEITURA., LETRAMENTO LITERÁRIO."
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD4_SA8_ID3410_02092018150212.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:34"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:01"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RAISE STEFANI SILVA DE SOUSA"
    "autor_nome_curto" => "RAISE"
    "autor_email" => "stefany-180@hotmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 17 de outubro de 2018

Resumo

A presente pesquisa objetiva por meio do projeto de extensão pretende-se estimular a leitura de jovens do Ensino Médio público por intermédio do estudo do conto, gênero narrativo literário que reúne as condições de pequena extensão, tensão e modernidade. O processo de incentivo à leitura prevê três momentos: o primeiro chamado de pré-textual, em que é realizado a motivação da leitura do texto, através de imagens estáticas (fotos e gravuras) e em movimento (vídeos) que apresentam algumas ideias presentes no texto. Esse momento visa despertar a curiosidade do aluno que também é um momento em que eles mostram os seus conhecimentos de vida e de leitura acerca do tema. O segundo momento, chamado de momento textual, é a etapa da leitura, que ora é feito de modo individual e silencioso e ora é feito em voz alta e compartilhada por todos. A etapa pós-textual prevê a discussão do tema e a troca de experiências entre os alunos acerca das suas experiências. Ao final, realiza-se uma atividade que pode ser escrita, pode ser um vídeo, um áudio ou outras formas de demonstrar a compreensão e a interpretação do texto. Objetiva-se, assim, que o trabalho com a leitura promova também um reconhecimento dos elementos estéticos do gênero conto que são geradores de sentido e responsáveis pela literariedade do texto e assim motivar o compartilhamento das experiências dos alunos, suas expectativas e seu protagonismo, mediante debates desenvolvidos em sala a partir da leitura do gênero conto e por meio das produções textuais realizadas.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.