A presente pesquisa objetiva por meio do projeto de extensão pretende-se estimular a leitura de jovens do Ensino Médio público por intermédio do estudo do conto, gênero narrativo literário que reúne as condições de pequena extensão, tensão e modernidade. O processo de incentivo à leitura prevê três momentos: o primeiro chamado de pré-textual, em que é realizado a motivação da leitura do texto, através de imagens estáticas (fotos e gravuras) e em movimento (vídeos) que apresentam algumas ideias presentes no texto. Esse momento visa despertar a curiosidade do aluno que também é um momento em que eles mostram os seus conhecimentos de vida e de leitura acerca do tema. O segundo momento, chamado de momento textual, é a etapa da leitura, que ora é feito de modo individual e silencioso e ora é feito em voz alta e compartilhada por todos. A etapa pós-textual prevê a discussão do tema e a troca de experiências entre os alunos acerca das suas experiências. Ao final, realiza-se uma atividade que pode ser escrita, pode ser um vídeo, um áudio ou outras formas de demonstrar a compreensão e a interpretação do texto. Objetiva-se, assim, que o trabalho com a leitura promova também um reconhecimento dos elementos estéticos do gênero conto que são geradores de sentido e responsáveis pela literariedade do texto e assim motivar o compartilhamento das experiências dos alunos, suas expectativas e seu protagonismo, mediante debates desenvolvidos em sala a partir da leitura do gênero conto e por meio das produções textuais realizadas.