TEXTOS E IMAGENS: A CONSTRUÇÃO DO PROTAGONISMO SOCIAL POR MEIO DOS CÍRCULOS DE LEITURA E LETRAMENTO LITERÁRIO
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 49096 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 1180 "inscrito_id" => 3410 "titulo" => "TEXTOS E IMAGENS: A CONSTRUÇÃO DO PROTAGONISMO SOCIAL POR MEIO DOS CÍRCULOS DE LEITURA E LETRAMENTO LITERÁRIO" "resumo" => "A presente pesquisa objetiva por meio do projeto de extensão pretende-se estimular a leitura de jovens do Ensino Médio público por intermédio do estudo do conto, gênero narrativo literário que reúne as condições de pequena extensão, tensão e modernidade. O processo de incentivo à leitura prevê três momentos: o primeiro chamado de pré-textual, em que é realizado a motivação da leitura do texto, através de imagens estáticas (fotos e gravuras) e em movimento (vídeos) que apresentam algumas ideias presentes no texto. Esse momento visa despertar a curiosidade do aluno que também é um momento em que eles mostram os seus conhecimentos de vida e de leitura acerca do tema. O segundo momento, chamado de momento textual, é a etapa da leitura, que ora é feito de modo individual e silencioso e ora é feito em voz alta e compartilhada por todos. A etapa pós-textual prevê a discussão do tema e a troca de experiências entre os alunos acerca das suas experiências. Ao final, realiza-se uma atividade que pode ser escrita, pode ser um vídeo, um áudio ou outras formas de demonstrar a compreensão e a interpretação do texto. Objetiva-se, assim, que o trabalho com a leitura promova também um reconhecimento dos elementos estéticos do gênero conto que são geradores de sentido e responsáveis pela literariedade do texto e assim motivar o compartilhamento das experiências dos alunos, suas expectativas e seu protagonismo, mediante debates desenvolvidos em sala a partir da leitura do gênero conto e por meio das produções textuais realizadas." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 08. Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => "ENSINO., LEITURA., LETRAMENTO LITERÁRIO." "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD4_SA8_ID3410_02092018150212.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:34" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:01" "ativo" => 1 "autor_nome" => "RAISE STEFANI SILVA DE SOUSA" "autor_nome_curto" => "RAISE" "autor_email" => "stefany-180@hotmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 49096 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 1180 "inscrito_id" => 3410 "titulo" => "TEXTOS E IMAGENS: A CONSTRUÇÃO DO PROTAGONISMO SOCIAL POR MEIO DOS CÍRCULOS DE LEITURA E LETRAMENTO LITERÁRIO" "resumo" => "A presente pesquisa objetiva por meio do projeto de extensão pretende-se estimular a leitura de jovens do Ensino Médio público por intermédio do estudo do conto, gênero narrativo literário que reúne as condições de pequena extensão, tensão e modernidade. O processo de incentivo à leitura prevê três momentos: o primeiro chamado de pré-textual, em que é realizado a motivação da leitura do texto, através de imagens estáticas (fotos e gravuras) e em movimento (vídeos) que apresentam algumas ideias presentes no texto. Esse momento visa despertar a curiosidade do aluno que também é um momento em que eles mostram os seus conhecimentos de vida e de leitura acerca do tema. O segundo momento, chamado de momento textual, é a etapa da leitura, que ora é feito de modo individual e silencioso e ora é feito em voz alta e compartilhada por todos. A etapa pós-textual prevê a discussão do tema e a troca de experiências entre os alunos acerca das suas experiências. Ao final, realiza-se uma atividade que pode ser escrita, pode ser um vídeo, um áudio ou outras formas de demonstrar a compreensão e a interpretação do texto. Objetiva-se, assim, que o trabalho com a leitura promova também um reconhecimento dos elementos estéticos do gênero conto que são geradores de sentido e responsáveis pela literariedade do texto e assim motivar o compartilhamento das experiências dos alunos, suas expectativas e seu protagonismo, mediante debates desenvolvidos em sala a partir da leitura do gênero conto e por meio das produções textuais realizadas." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 08. Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => "ENSINO., LEITURA., LETRAMENTO LITERÁRIO." "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD4_SA8_ID3410_02092018150212.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:34" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:01" "ativo" => 1 "autor_nome" => "RAISE STEFANI SILVA DE SOUSA" "autor_nome_curto" => "RAISE" "autor_email" => "stefany-180@hotmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }