O estudo buscou identificar os desafios que docentes enfrentam diante da tarefa de elaborar seus conteúdos de ensino e definir as demandas que poderiam ser objetos de aprimoramento da capacidade e, portanto, da qualidade do trabalho do corpo social docente e técnicos em assuntos educacionais, participantes deste estudo. Trata-se de um estudo de campo, descritivo e exploratório que utilizou-se da abordagem qualitativa e do método de estudo de caso. A pesquisa ocorreu ao longo do primeiro semestre de 2017 e teve como lócus uma instituição federal de ensino de uma cidade do interior de Minas Gerais. O estudo examinou dezesseis planos de ensino de diversas disciplinas do currículo do curso da educação profissional técnica de nível médio na enfermagem e entrevistou 4 docentes pertencentes ao quadro social permanente desse curso. Da análise documental pode-se depreender dados que foram determinantes para categorizar um conjunto de problemas existentes na perspectiva dos conteúdos de ensino, quais sejam: *insuficientes quando confrontados aos objetivos de ensino; *inconsistentes e incoerentes quando confrontados aos objetivos educacionais, metodologias e estratégias de ensino e métodos de avaliação e; * incompatibilidade no ordenamento lógico de unidades quando relacionadas a necessidade conectores introdutores a complexidade subsequente das unidades do plano de ensino. Os resultados sumarizam problemas que merecem uma discussão que inclua suas implicações para os resultados esperados no processo de ensino e aprendizagem e, quem sabe apontar contribuições para formular uma urgente revisão nos aspectos essenciais da formação de docentes com vistas a transpor essa natureza de problemas.