O presente trabalho aborda as temáticas de gênero social, sexualidade e sexo com o objetivo de investigar a percepção de estudantes dos ensinos médio e superior acerca das práticas sexuais desenvolvidas no ambiente escolar. Para tanto, trabalhamos com o método de entrevista a fim de identificarmos se há (ou não) alguma manifestação de preconceito sexual e/ou compreensão das práticas sexuais numas práxis político-social. A pesquisa de base qualitativa serviu para observarmos que na região metropolitana da cidade do Recife/PE os(as) alunos(as) entrevistados(as) associam o ambiente escolar a compreensão ou não das temáticas abordadas. Nesse sentido, percebemos que o ambiente acadêmico tem como principal função social caracterizar-se como um espaço democrático que deve oportunizar a discussão de questões de gênero e sexualidade, para desenvolver o pensamento crítico dos estudantes. Por isso, é necessário refletir como são formadas e legitimadas as diferenças de gênero, fazendo com que alunos(as) se identifiquem ou diferenciem-se de acordo com as características socialmente valorizadas e/ou determinadas, ressaltando o papel e o compromisso da escola para a desmistificação das diferenças e preconceitos em relação ao sexo.