O ENEM é, atualmente, o maior exame do contexto educacional brasileiro. Além da possibilidade de ingresso em universidades que o mesmo proporciona, ele avalia a capacidade de estudantes de Ensino Médio através do cumprimento de competências e habilidades que fomentam uma aprendizagem mais moderna, dinâmica, interdisciplinar e fomentadora de uma educação mais sólida. Partindo dessa perspectiva, o presente estudo busca analisar a opinião de professores de Geografia do Ensino Médio sobre as questões desse componente curricular nas provas do ENEM. Tal análise ganhou respaldo a partir de premissas que consideram o ENEM como um instrumento avaliativo de discentes do Ensino Médio, o conteúdo e o grau de complexidade das provas e quais as dificuldades encontradas pelos estudantes na resolução do exame. Para tal, foi privilegiada uma metodologia de caráter exploratório e descritivo, voltada à aplicação de questionários, com a qual foi possível responder as questões formuladas previamente, em consonância irrestrita com o referencial teórico norteador. Como principais resultados, se evidencia o “não” da maioria dos professores quando perguntados se o ENEM é o instrumento avaliativo adequado à evidência da aprendizagem dos alunos do Ensino Médio, em virtude de apenas uma parte dos conteúdos existentes no referido exame (de dificuldade média) ser constantemente ministrada em sala de aula de maneira não pontual e concatenada com à realidade local. Além disso, foram discutidas as principais dificuldades encontradas por esses alunos ao responder o ENEM, bem como entender o porquê das mesmas ocorrerem a partir de justificativas dadas pelos próprios docentes.