Artigo Anais V CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO DO CAMPO: AÇÃO PEDAGÓGICA A PARTIR DAS PRÁTICAS CORPORAIS DE AVENTURA

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO DO CAMPO, EDUCAÇÃO FÍSICA, PRÁTICAS CORPORAIS DE AVENTURA, SLACKLINE, SLACKLINE Comunicação Oral (CO) GT 17. Ensino e suas interseções
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Publicado em 17 de outubro de 2018

Resumo

A presente pesquisa tem como objetivo apresentar as bases teóricos-metodológicas da atuação pedagógica da Educação Física na Educação do Campo, através das práticas corporais de aventura, assim como discutir as aulas ministradas e trazer apontamentos para novas perspectivas avaliativas na Educação Básica, tendo como ponto de partida um projeto educativo elaborado no Estágio Supervisionado III, do curso de licenciatura em Educação Física, da Universidade Estadual da Paraíba, no semestre letivo de 2017.1. O presente trabalho caracteriza-se como um pesquisa-ação tendo como subsídio os planejamentos das atividades, intervenção pedagógica e os registros reflexivos dos encontros, com ênfase numa discussão de natureza qualitativa. Um dos principais resultados foi que o embasamento na Pedagogia Histórico-Crítica e a metodologia de ensino Critico-Superadora da Educação Física possibilitaram uma prática pedagógica mais humanizada e condizente com a realidade escolar, contribuindo com novas perspectivas da avaliação do ensino-aprendizagem na educação básica que podem ser desdobradas em outras disciplinas e com outras organizações de acordo com a realidade escolar. Conclui-se que este trabalho contribui para uma possibilidade de trato pedagógico da Educação Física na Educação do Campo a partir de uma sólida base teórica que adota as especificidades do campo como mola propulsora de sua prática pedagógica, assumindo desde mudanças concretas no ambiente educacional, como a respeito de oportunizar aos alunos direitos de aprendizagem de forma significativa.

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