A participação estudantil no processo de inclusão: inserindo a língua brasileira de sinais no cotidiano escolar e social dos jovens” se trata de um artigo desenvolvido na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Professor José Gonçalves de Queiroz, pertencente ao grupo das escolas da 5º Gerência Regional de Ensino, na turma do 2º ano do Ensino Médio, a priori, cujo objetivo era desenvolver, junto ao macro campo de Participação Estudantil, competências e habilidades linguísticas em Libras (Língua Brasileira de Sinais) em prol de um eficaz acolhimento e inserção de estudantes surdos mudos no Ensino Público do Estado da Paraíba evitando, assim, que abandonem a escola pela falta de interação com os colegas e nos eventos propiciados pela escola. Para tal, realizamos visitas a Escola Bilíngue do Município de Sumé - PB a fim de conhecermos detalhadamente, por meio da observação quantitativa e qualitativa, aspectos e ações pertinentes e indispensáveis para concretização e inserção da Educação Inclusiva. Desenvolvemos também uma pesquisa colaborativa, que viabilizou aos participantes transformar-se em co-pesquisadores, ao estabelecerem perguntas e consequentemente procurarem respostas no processo de investigação sobre inclusão. Em seguida fizemos um estudo de caso em nossa escola no intuito de procurar fundamentos e esclarecimentos que auxiliassem numa maior e melhor adaptação de alunos surdo mudos no âmbito estudantil.