Artigo Anais V CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

TRI-LOGIC: AMBIENTE GAMIFICADO MOTIVACIONAL COMO AUXÍLIO PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DE LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO

Palavra-chaves: GAMIFICAÇÃO, AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZADO, ENSINO DE LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO Pôster (PO) GT 19. Tecnologias e Educação
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      motivar ações que não são, necessariamente, relacionadas a jogos. O ambiente desenvolvido, que vem sendo testado com os alunos do primeiro ano do curso técnico em Desenvolvimento de Sistemas integrado ao ensino médio, permitiu identificar resultados promissores, nos quais observa-se que a gamificação está diretamente ligada ao aumento da motivação dos alunos.
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Publicado em 17 de outubro de 2018

Resumo

O presente trabalho propõe um ambiente gamificado, nomeado Tri-Logic, desenvolvido com o objetivo de servir de apoio ao ensino e aprendizagem na disciplina de lógica de programação. A partir de uma pesquisa bibliográfica, identificou-se que algumas das dificuldades encontradas no ensino e aprendizagem de habilidades de programação são as diversidades de ritmos dos alunos e sua falta de motivação. Uma das alternativas para enfrentar este problema é a utilização de técnicas da gamificação como estratégia, utilizando dinâmicas e mecânicas de jogos para motivar ações que não são, necessariamente, relacionadas a jogos. O ambiente desenvolvido, que vem sendo testado com os alunos do primeiro ano do curso técnico em Desenvolvimento de Sistemas integrado ao ensino médio, permitiu identificar resultados promissores, nos quais observa-se que a gamificação está diretamente ligada ao aumento da motivação dos alunos.

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