Este trabalho tem como objetivo descrever o projeto de complementação ao Ensino "Cálculo
Diferencial e Integral: Uma Introdução ao Ensino médio", cujo público alvo foi alunos do Ensino
médio integrado ao curso técnico de Automação Industrial de um Instituto Federal O ensino e
aprendizagem de matemática e física é foco de diversos estudos, devido à dificuldade apresentada por
muitos estudantes em compreender conceitos básicos das disciplinas em questão. Neste contexto, o
projeto buscou introduzir noções de limites, derivadas e integrais e suas principais aplicações como o
problema da reta tangente, o problema da velocidade instantânea e o problema da área. A metodologia
utilizada envolveu a revisão e introdução de conteúdos matemáticos necessários para aplicar as noções
de cálculo, seguidos das noções de limite, derivada, integral e suas aplicações. O projeto teve uma
carga horária de 80 horas, distribuídas em 40 semanas. Espera-se que, ao final do projeto, os alunos
consigam compreender melhor o comportamento de fenômenos matemáticos e físicos, tanto no ensino
médio, como nas disciplinas do curso técnico e, consequentemente, melhorar o seu rendimento
acadêmico. Destarte, com o conhecimento introdutório do cálculo diferencial e integral, deixará
melhor preparados para o ensino superior, para aqueles que ingressarem em cursos de exatas.