Artigo Anais V CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL: UMA INTRODUÇÃO AO ENSINO MÉDIO

Palavra-chaves: MATEMÁTICA, PROJETO DE ENSINO, CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL, AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL Comunicação Oral (CO) GT 13. Educação Matemática
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 46656
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 1549
    "inscrito_id" => 8850
    "titulo" => "CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL: UMA INTRODUÇÃO AO ENSINO MÉDIO"
    "resumo" => """
      Este trabalho tem como objetivo descrever o projeto de complementação ao Ensino "Cálculo\r\n
      Diferencial e Integral: Uma Introdução ao Ensino médio", cujo público alvo foi alunos do Ensino\r\n
      médio integrado ao curso técnico de Automação Industrial de um Instituto Federal O ensino e\r\n
      aprendizagem de matemática e física é foco de diversos estudos, devido à dificuldade apresentada por\r\n
      muitos estudantes em compreender conceitos básicos das disciplinas em questão. Neste contexto, o\r\n
      projeto buscou introduzir noções de limites, derivadas e integrais e suas principais aplicações como o\r\n
      problema da reta tangente, o problema da velocidade instantânea e o problema da área. A metodologia\r\n
      utilizada envolveu a revisão e introdução de conteúdos matemáticos necessários para aplicar as noções\r\n
      de cálculo, seguidos das noções de limite, derivada, integral e suas aplicações. O projeto teve uma\r\n
      carga horária de 80 horas, distribuídas em 40 semanas. Espera-se que, ao final do projeto, os alunos\r\n
      consigam compreender melhor o comportamento de fenômenos matemáticos e físicos, tanto no ensino\r\n
      médio, como nas disciplinas do curso técnico e, consequentemente, melhorar o seu rendimento\r\n
      acadêmico. Destarte, com o conhecimento introdutório do cálculo diferencial e integral, deixará\r\n
      melhor preparados para o ensino superior, para aqueles que ingressarem em cursos de exatas.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 13. Educação Matemática"
    "palavra_chave" => "MATEMÁTICA, PROJETO DE ENSINO, CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL, AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA13_ID8850_06092018221413.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:30"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:33:54"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LUAN DIEGO DE LIMA PEREIRA"
    "autor_nome_curto" => "LUAN"
    "autor_email" => "luamdiego@hotmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 46656
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 1549
    "inscrito_id" => 8850
    "titulo" => "CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL: UMA INTRODUÇÃO AO ENSINO MÉDIO"
    "resumo" => """
      Este trabalho tem como objetivo descrever o projeto de complementação ao Ensino "Cálculo\r\n
      Diferencial e Integral: Uma Introdução ao Ensino médio", cujo público alvo foi alunos do Ensino\r\n
      médio integrado ao curso técnico de Automação Industrial de um Instituto Federal O ensino e\r\n
      aprendizagem de matemática e física é foco de diversos estudos, devido à dificuldade apresentada por\r\n
      muitos estudantes em compreender conceitos básicos das disciplinas em questão. Neste contexto, o\r\n
      projeto buscou introduzir noções de limites, derivadas e integrais e suas principais aplicações como o\r\n
      problema da reta tangente, o problema da velocidade instantânea e o problema da área. A metodologia\r\n
      utilizada envolveu a revisão e introdução de conteúdos matemáticos necessários para aplicar as noções\r\n
      de cálculo, seguidos das noções de limite, derivada, integral e suas aplicações. O projeto teve uma\r\n
      carga horária de 80 horas, distribuídas em 40 semanas. Espera-se que, ao final do projeto, os alunos\r\n
      consigam compreender melhor o comportamento de fenômenos matemáticos e físicos, tanto no ensino\r\n
      médio, como nas disciplinas do curso técnico e, consequentemente, melhorar o seu rendimento\r\n
      acadêmico. Destarte, com o conhecimento introdutório do cálculo diferencial e integral, deixará\r\n
      melhor preparados para o ensino superior, para aqueles que ingressarem em cursos de exatas.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 13. Educação Matemática"
    "palavra_chave" => "MATEMÁTICA, PROJETO DE ENSINO, CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL, AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA13_ID8850_06092018221413.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:30"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:33:54"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LUAN DIEGO DE LIMA PEREIRA"
    "autor_nome_curto" => "LUAN"
    "autor_email" => "luamdiego@hotmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 17 de outubro de 2018

Resumo

Este trabalho tem como objetivo descrever o projeto de complementação ao Ensino "Cálculo Diferencial e Integral: Uma Introdução ao Ensino médio", cujo público alvo foi alunos do Ensino médio integrado ao curso técnico de Automação Industrial de um Instituto Federal O ensino e aprendizagem de matemática e física é foco de diversos estudos, devido à dificuldade apresentada por muitos estudantes em compreender conceitos básicos das disciplinas em questão. Neste contexto, o projeto buscou introduzir noções de limites, derivadas e integrais e suas principais aplicações como o problema da reta tangente, o problema da velocidade instantânea e o problema da área. A metodologia utilizada envolveu a revisão e introdução de conteúdos matemáticos necessários para aplicar as noções de cálculo, seguidos das noções de limite, derivada, integral e suas aplicações. O projeto teve uma carga horária de 80 horas, distribuídas em 40 semanas. Espera-se que, ao final do projeto, os alunos consigam compreender melhor o comportamento de fenômenos matemáticos e físicos, tanto no ensino médio, como nas disciplinas do curso técnico e, consequentemente, melhorar o seu rendimento acadêmico. Destarte, com o conhecimento introdutório do cálculo diferencial e integral, deixará melhor preparados para o ensino superior, para aqueles que ingressarem em cursos de exatas.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.