O estudo objetiva-se em enfatizar a inclusão das pessoas com deficiência (PCDs) no mercado de trabalho, devido suas dificuldades apresentadas dentro e fora do local de trabalho.Questiona-se quais barreiras estão colaborando para a desistência, desmotivação da ida dos PCDs ao mercado de trabalho. Com o advento das legislações voltadas à inclusão na educação, houve a possibilidade de abertura no mundo profissional. Porém, demanda ainda de ações políticas, sociais, preventivas e fiscalizadoras dos órgãos públicos contra os paradigmas e conceitos de incapacidade para que as pessoas com deficiência se sintam produtivas e funcionais.Tratando-se da educação inclusiva nessa perspectiva, a educação tem seu papel, cujo, a inserção do educando à capacitação profissional corrobora na valorização pessoal dos PCDsdentro da sociedade. Assim, de acordo com a taxionomia de Carvalho (2000) e Elder Carvalho (2010) a pesquisa se classifica da quantos aos fins explicativos por que busca informações sobre a relevância de incluir os PCDs dentro do mercado de trabalho, para que os mesmos possam desenvolver suas potencialidades profissionais.Também exploratória visto que há pouco conhecimento acumulado e sistematizado sobre o estudo. Quanto aos meios de pesquisa à mesma deu-se de forma bibliográficas recorreu a diversos livros e textos literários. Portanto, a inclusão no mundo do trabalho apesar de ser amparada pela base das políticas públicas no contexto social e educacional, necessita-se ainda de mobilização, conscientização da sociedade e das pessoas com deficiência, as quais devem lutar pelos seus direitos e não se permitir a situação de isolamento.