O presente artigo traz um recorte das análises de uma pesquisa de Mestrado em Educação que versa sobre a influência das práticas pedagógicas matemáticas de professores de EJA das escolas municipais da zona rural de uma cidade do Ceará para a permanência dos estudantes na escola. Com ele, objetivamos discutir como duas professoras elaboram suas práticas pedagógicas matemáticas e analisar como estas práticas são articuladas aos saberes matemáticos que duas estudantes apresentam de suas vivências. Para isso, utilizamos da observação e da entrevista semietruturada como instrumento de coleta de dados, e da Análise Textual Discursiva, como técnica de análise. Dentre os resultados, a verificação de que as aulas das professoras seguem uma metodologia padronizada, onde a transmissão de conteúdos da matemática escolar prevalece, em detrimento de uma mediação didática dos e com os conhecimentos matemáticos das vivências das estudantes. Embora as professoras utilizem de estratégias variadas na tentativa de diminuir a tensão entre reconhecer os saberes dos estudantes e ensinar o conteúdo curricular, ainda assim, suas práticas pedagógicas podem ser entendidas mais como ação de ensinar as contas de matemática do que reconhecer e construir, junto com as estudantes, seus saberes matemáticos.