Artigo Anais V CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

EDUCAÇÃO E INCLUSÃO SOCIAL: AS CONTRIBUIÇÕES DO IFB NA VIDA DAS ESTUDANTES DO CURSO TÉCNICO SUBSEQUENTE EM SECRETARIA ESCOLAR.

Palavra-chaves: IFB, EDUCAÇÃO PROFISSIONAL, GÊNERO Pôster (PO) GT 07. Gênero, Sexualidade e Educação
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Publicado em 17 de outubro de 2018

Resumo

Apesar da elevação da escolaridade das mulheres e seu ingresso no mercado de trabalho, o processo de exclusão das mulheres de baixa renda do ambiente escolar e sua inserção em empregos precários e de curta duração é ainda uma realidade. Isso reforça a necessidade de ampliar os esforços, no sentido de incluí-las em programas de qualificação profissional e de inclusão social. Neste sentido, os Institutos Federais têm se apresentado como uma oportunidade para mulheres de baixa renda, por isto, esta pesquisa se propôs analisar as contribuições do Instituto Federal de Brasília na vida das estudantes do Curso de Secretaria Escolar, verificando se houve melhoria na qualidade de vida delas após o ingresso no curso. A pesquisa documental permitiu traçar o perfil das estudantes e verificar que trata-se de mulheres adultas, com faixa etária predominante entre 30 e 45 anos, de cor/raça "parda", desempregadas ou empregadas domésticas e com renda familiar entre 1 e 2 salários mínimos. O questionário permitiu identificar se houve e quais as melhorias na vida das estudantes, a partir da inserção no curso. Estes foram analisados com base nos estudos sobre Educação e Gênero, utilizando-se da metodologia da Análise de Conteúdo. Concluímos que o IFB tem contribuído de forma positiva na vida das estudantes, principalmente para aquisição de conhecimentos técnicos, elevação da autoestima, conhecimentos dos direitos e capacidade de se expressar, argumentar e se posicionar diante de diferentes situações. Este pôster propõe apresentar os resultados da pesquisa desenvolvida no âmbito da Iniciação Científica (PIBIC-EM).

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