O presente artigo origina-se do interesse despertado através da disciplina optativa de Educação de Jovens e Adultos- EJA ministrada pela Professora Dr. Edmara Castro Pinto, desenvolvida no curso de Pedagogia do Campus Ministro Reis Velloso na cidade de Parnaíba-PI, na qual possibilitou um gratificante conhecimento das principais obras de Paulo Freire, que fundamentaram nossa pesquisa na perspectiva educacional desse autor no que se refere à Educação de Jovens e Adultos, com o objetivo de contribuir para estudos e reflexão sobre o tema. Fundamentamos teoricamente nossa pesquisa nos estudos de Machado (2009); Scortegagna e Oliveira (2006); Saviani (2007) Gadotti (2008) e Freire (1967) (1997). No que se refere à natureza da pesquisa, configura-se como qualitativa, método de pesquisa bibliográfica. Com essa pesquisa concluímos e pontuamos a contribuição significativa que o pensamento transformador de Paulo Freire, e toda sua herança educacional são revolucionária para a educação, sobretudo a Educação de Jovens e Adultos.