Resumo: O objetivo central deste trabalho é discutir a relação estabelecida entre um professor e alunos do Curso de Física, de uma escola particular de uma cidade do agreste pernambucano. Nossas observações foram embasadas na Teoria desenvolvida por Otto Friedrich Bollnow (1971). Este autor é considerado um grande pesquisador existencialista que trouxe importantes contribuições à temática da formação humana e da integralidade na Educação. Partimos do pressuposto de que uma relação saudável entre professor e aluno é de extrema importância para a construção do conhecimento. Nosso objetivo geral foi analisar se a prática apresentada por um professor que lecionava em duas turmas do ensino médio de uma escola privada do agreste pernambucano, de algum modo, contemplou alguns pressupostos teóricos mencionados. Como objetivos específicos realizamos uma análise comparativa entre as relações interpessoais vigentes nas duas turmas a partir das observações realizadas. Para tanto, usamos como ferramenta metodológica a observação de aulas dadas por um único professor de duas turmas de Física (1ª série do ensino médio – 50 alunos e 2ª série do ensino médio - com 33 alunos). Diante dos resultados encontrados, percebemos que a maioria das atitudes que o professor estabelecia em sala de aula estava em harmonia com os conceitos de Bollnow, restando uma parcela delas considerada dissonante. A relação do mesmo com os alunos, de modo geral, pareceu favorecer o processo de ensino-aprendizagem e a formação do conhecimento.