O presente trabalho aborda os impactos da análise das dificuldades enfrentadas pelo professor para desenvolver atividades de leitura no espaço de sala de aula nos anos finais do ensino fundamental, tendo em vista a falta do hábito leitor e o desenvolvimento de atividades prazerosas de leitura. O relato reflete aspectos de valorização e prazer da leitura de literários clássicos como parte associada ao contexto social e da vida dos estudantes do 8° e 9° ano da Escola Municipal Antonio Gomes de Souza, município de Solidão, Estado de Pernambuco. Como marco das ações realizadas, busca-se mostrar alguns avanços, a emoção e comoção das estratégias de leitura vividas no espaço de sala de aula com a implementação da atividade de tertúlia literária dialógica e partilhar de experiências de vida dos educandos, bem como, refletir sobre alguns limites interpostos pelo sistema educacional e pela matriz curricular das escolas que, na maioria das vezes, obstaculizaram a concretização de habilidades inerentes ao hábito leitor pelo falta de acervo bibliográfico no espaço escolar e pela prática leitora do docente.