Artigo Anais V CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

UMA INVESTIGAÇÃO DE METODOLOGIAS NO ENSINO DO ECOSSISTEMA MANGUEZAL SOB A ABORDAGEM CTS NOS ÚLTIMOS 10 ANOS

Palavra-chaves: MANGUE, SALA DE AULA, CIÊNCIA TECNOLOGIA E SOCIEDADE Comunicação Oral (CO) GT 14. Educação Ambiental
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Publicado em 17 de outubro de 2018

Resumo

Com o surgimento das novas tecnologias após o período da revolução industrial os impactos ambientais aumentaram por conta da exacerbação da ganancia de alguns seres humanos. Portanto, nos detemos a estudar sobre o processo de degradação do ecossistema manguezal. Como objetivo principal buscamos verificar as metodologias utilizadas no processo de proteção e conservação do ecossistema manguezal sob a abordagem CTS a partir da seleção de trabalhos no catálogo de teses e dissertações da CAPES dos anos de 2007 a 2017. Investigamos metodologias de ensino que contribuíssem para a proteção e conservação desse ambiente, atrelado a alfabetização científica, tecnológica e social de estudantes. Destarte, percebemos o quanto é importante que docentes renovem a sua prática, não somente na perspectiva da Educação Ambiental, mas em todas as áreas de conhecimento, para que alcancemos de fato o sucesso escolar. Portanto, esse estudo nos permitiu compreender que as metodologias quando bem planejadas, podem contribuir na formação de cidadãos/ãs sensibilizados/as com as causas ambientais, que demostram atitudes que colaboram com a proteção e conservação do ecossistema manguezal, assegurando assim a continuidade das espécies endêmicas desse hábitat, que poderão ser contempladas pelas gerações vindouras.

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