Este artigo relata uma experiência do uso do trabalho de campo como recurso didático para o ensino da Educação Ambiental na modalidade Educação a Distância (EAD). O trabalho de campo foi realizado em 2017 no curso de Licenciatura em Geografia EAD da Universidade Federal de Pernambuco e trata-se de uma experiência pioneira na história do curso, já que foi a primeira vez que aconteceu nessa modalidade de ensino. O percurso realizado partiu de Recife/PE, passando pelos polos UAB da UFPE em Surubim/PE, Pesqueira/PE e Tabira/PE, e seguiu para ser desenvolvido entre os municípios de Petrolina/PE e Juazeiro/BA. Os alunos da EAD apresentam uma peculiaridade: poucos se conhecem pessoalmente. Este modelo de trabalho de campo usado na disciplina Educação Ambiental leva em consideração a realidade local do aluno, e visa à valorização da Educação Ambiental e sua real aplicabilidade no cotidiano. A Educação Ambiental volta-se à ação de cidadania perante o meio ambiente, à experiência vivida e à participação, numa visão holística e integrada. A experiência com o trabalho de campo na Educação à Distância é um desafio que culmina no objetivo maior da educação geográfica: formar cidadãos ativos e comprometidos com o natural e com o social. A partir dessa experiência, pode-se conferir a importância do uso do trabalho de campo como recurso didático para o ensino da Educação Ambiental na modalidade EAD, bem como abriu precedente para que outros trabalhos do mesmo tipo fossem realizados.