O presente trabalho objetiva investigar como os professores de Língua Portuguesa trabalham a Análise Linguística no 9º ano do Ensino Fundamental. Em relação aos objetivos específicos, buscou-se: Averiguar a concepção de língua, linguagem e gramática dos professores entrevistados, questionando-os acerca de como essa perspectiva teórica norteia sua metodologia de ensino; Investigar o conceito de Análise Linguística e como eles lidam em sua prática, além de Investigar a compreensão dos professores acerca das orientações para o ensino de Análise Linguística apresentadas pelos Parâmetros Curriculares de Língua Portuguesa. Em relação à metodologia, a pesquisa é de natureza qualitativa, com entrevistas semiestruturadas com dois professores da Rede Pública da cidade de Camutanga/PE. Teoricamente, este estudo recebeu contribuições de autores, como: Antunes (2014), Geraldi (2003), Fiorin (2005), entre outros. Os resultados atestam que a equipe gestora tem um papel fundante na prática do professor. Encontramos duas realidades bem antagônicas no que se refere a prática do professor de Língua Portuguesa do 9º ano do Ensino Fundamental. A prática de Análise Linguística ainda é um desafio para alguns professores. Por isso, é importante que haja mais formações continuadas sobre este tema tão necessário para a valorização da educação nos dias atuais.