É perceptível que vem sendo amplamente discutida e idealizada uma gestão democrática, participativa, que integre toda a sociedade, e assim favoreça o desenvolvimento de um ensino cada vez mais eficaz. Dentre os mecanismos que são responsáveis por favorecer essa gestão democrática, está o Conselho Escolar. Ele é utilizado como uma forma de garantir o diálogo, o debate e a definição de objetivos a serem obtidos, favorecendo, dessa forma, a aproximação entre as instituições de ensino, a família e a comunidade. Nessa perspectiva, este estudo tem como objetivo, investigar as relações desenvolvidas pelo Conselho Escolar em um estabelecimento de ensino da zona rural da cidade de Paraná-RN, como mecanismo de uma gestão democrática. Com uma abordagem qualitativa, realizou-se um estudo bibliográfico, com discussões acerca da democracia, democratização e conselho de escola. E uma pesquisa de campo, desenvolvendo a investigação numa escola situada na zona rural do município de Paraná-RN. Por meio da análise dos dados, foi possível observar que a escola tem um conselho ativo, onde todos os participantes por sua vez se fazem presentes, e juntos com a gestão, buscam promover uma educação democrática. Os conselhos de escola são instrumentos fundamentais para o desenvolvimento de uma sociedade democrática, pois é na escola que é construído o pensamento participativo, crítico e reflexivo dos sujeitos.