A presente pesquisa teve como objetivo identificar a percepção dos alunos dos cursos de Administração, Economia e Ciências Contábeis de uma universidade pública da Paraíba no que diz respeito à educação financeira e atitudes em relação as decisões financeiras. Para tanto, foi realizado um estudo descritivo utilizando a pesquisa bibliográfica e de levantamento através de questionário aplicado aos alunos dos cursos acima mencionados. Como resultados, observou-se de maneira geral, que a maioria dos respondentes dos cursos e semestres analisados não apresentaram um comportamento que demonstrasse quaisquer características de consumismo sem controle, mantendo uma organização efetiva através de um planejamento com antecedência, principalmente para aquisição de algo que apresentasse um valor maior. Detectou-se que estes realizam pequenos investimentos e destinam também parte de seus recursos para aplicações com baixo retorno, fato esse sendo justificado pelo percentual mediano detectado entre os respondentes dos cursos analisados, onde aproximadamente 44% dos respondentes principalmente entre os cursos de administração e contabilidade atribuíram como ruins seus conhecimentos acerca do mercado financeiro. Ainda percebeu-se que, apesar da maioria dos respondentes analisados assegurarem estarem “razoavelmente” seguros quanto ao gerenciamento do seu próprio dinheiro, esses afirmaram necessário ampliar seus conhecimentos dessa natureza. Diante do cenário apresentado acima, constatou-se entre respondentes dos três cursos analisados um conhecimento mediano relacionados à educação financeira e atitudes financeiras, onde estes são refletidos na administração das finanças, ajudando nas decisões de compra, poupança, consumo e investimento, ou seja, auxiliando os indivíduos a tomarem decisões conscientes de forma a prevenir situações não desejáveis no futuro.