A relevância de colocar em foco práticas de linguagem que evidenciam a reflexão acerca do uso da língua por meio de gêneros textuais orais em sala de aula, pode ser percebida desde documentos oficiais como os PCNs de Língua Portuguesa (1997), até a reflexão de professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Este trabalho apresenta os resultados de uma investigação que buscou identificar e analisar os gêneros orais que estavam sendo priorizados em sala de aula do Ensino Fundamental. Assim, pesquisa foi realizada em uma turma de 1º ano do Ensino fundamental, de uma escola pública da Mata Norte Pernambucana. Tomamos como referência teórica os estudos sobre os gêneros textuais, especificamente, os orais. Para a construção dos dados utilizou-se a observação não participante e o diário de campo com registro dessa observação; estes foram analisados à luz da análise de conteúdo. Os resultados revelaram que os gêneros textuais orais estão presentes nas situações cotidianas de comunicação em sala de aula, mas não foram tomados como objeto de estudo da turma. Consideramos que os gêneros orais não foram contemplados como um conteúdo didático, estiveram presentes apenas em situações informais e, não foram tomados como objeto de estudo e reflexão da língua falada.