O presente artigo é resultado de uma pesquisa bibliográfica desenvolvida a partir de literatura e legislações educacionais brasileiras que traz o neoliberalismo como solução para o crescimento descompassado da Educação a distância, a qual se assemelha há uma canção onde os valores reais são notas forjadas, ou seja há uma preocupação muito grande com as estatísticas para o grande financiador da educação: o Banco Mundial. Porém este ensino está em descompasso com a realidade, falta à primazia da qualidade. Traçam-se como objetivos analisar os princípios legais e políticos que norteiam a Educação a distância, bem como a lógica neoliberal que permeia os rumos deste modelo de educação na sociedade. O artigo foi alicerçado nas pesquisas bibliográficas, em que foram utilizadas citações de diversos autores e legislações que fundamentam a educação. Nos resultados e discussões denota-se uma nova conjuntura da Ead que se estabeleceu como meio educacional capaz de atender as particularidades e as exigências da globalização. Neste contexto, a educação é vista, dentro da ótica neoliberal, cada vez mais como uma mercadoria, o projeto neoliberal para a educação é despolitizá-la, imprimir um novo significado a ela para garantir o sucesso de suas estratégias mercantilizantes através dela. Assim sendo, nesta nova funcionalidade do Estado, a educação ganha novos contornos a partir da elaboração de políticas públicas que a levem a construir um novo ideário e a cumprir as determinações da nova política global e da qual o Estado é articulador.