Artigo Anais V CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

POLÍTICA DE FORMAÇÃO CONTINUADA PARA CONSELHEIROS: AVALIAÇÃO DOS PROCESSOS DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DEMOCRÁTICA EM ALAGOAS

Palavra-chaves: POLÍTICAS PÚBLICAS DE EDUCAÇÃO, GESTÃO DEMOCRÁTICA, PARTICIPAÇÃO, CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO Pôster (PO) GT 02. Didática, Currículo e Políticas Educacionais
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Publicado em 17 de outubro de 2018

Resumo

A proposta deste projeto de pesquisa é analisar os impactos da gestão democrática nas escolas e sistemas municipais de educação da rede pública em Alagoas, concernente a atuação dos órgãos colegiados. Estudos mostram que no Estado as experiências aconteceram no município de Maceió, a partir de 1993, com uma política implantada no modelo de gestão educacional democrático e se estendeu à rede pública estadual de ensino em 1999. Mas, sem uma apreciação sobre a capacidade participativa de conselheiros no processo de gestão democrática. Diante do exposto, a pesquisa parte da seguinte questão central: as políticas públicas educacionais do Governo Federal, por meio de seus programas, têm sido eficazes na melhoria dos processos de fortalecimento da gestão democrática em Alagoas? Tais estudos abarcam contribuições de Paro (2007); Lück (2002); Cury (2000); Pazetto e Whitman (1999) que afirmam existir inúmeras faces da gestão democrática na realidade escolar brasileira. Portanto, este projeto de pesquisa, de natureza quali-quanti, partirá do estudo bibliográfico, da análise documental e de conteúdo como abordagens metodológicas e, utilizar-se-á de visitas, observações, entrevistas e depoimentos como técnicas e instrumentos de coleta de dados para evidenciar que a sociedade civil organizada pode se valer da gestão democrática e gerir (no sentido de cogestão) uma escola ou sistema de ensino por meio da participação coletiva, visando dessa forma, a melhoria na qualidade da educação.

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