Artigo Anais V CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ENTRE TEXTOS E IMAGENS: A REPRESENTAÇÃO DOS POVOS INDÍGENAS NOS LIVROS DIDÁTICOS

Palavra-chaves: LIVRO DIDÁTICO, POVOS INDÍGENAS, REPRESENTAÇÃO Pôster (PO) GT 06. Educação, História e Ensino da Cultura Afro-Brasileira, Africana e Indígena
"2018-10-17 00:00:00"
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1639
  +table: "artigo"
  +timestamps: false
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #connection: "mysql"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 47275
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 1383
    "inscrito_id" => 710
    "titulo" => """
      ENTRE TEXTOS E IMAGENS: A REPRESENTAÇÃO DOS POVOS\r\n
      INDÍGENAS NOS LIVROS DIDÁTICOS
      """
    "resumo" => "O livro didático tem sido utilizado como recurso pedagógico em diversas escolas brasileiras no processo de ensino-aprendizagem. Sendo ele um transmissor de informações sobre outras culturas e povos, pode contribuir consideravelmente para a formação de uma imagem sobre o outro. Tendo isso em vista, foi objetivo dessa pesquisa, analisar como os povos indígenas do Brasil são representados nos textos e nas variadas ilustrações integradas aos livros didáticos de História, investigando ainda se esses perpetuam, ou não, os estereótipos e preconceitos que cercam esses povos. Para isso, foi feito um estudo quantitativo e qualitativo por meio da análise das fontes documentais: oito livros didáticos de História do 7º ano do Ensino Fundamental, todos pertencentes à edição de 2015."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 06. Educação, História e Ensino da Cultura Afro-Brasileira, Africana e Indígena"
    "palavra_chave" => "LIVRO DIDÁTICO, POVOS INDÍGENAS, REPRESENTAÇÃO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD4_SA6_ID710_05092018115800.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:31"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:33:56"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "VIVIANE SOUZA DE OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "VIVIANE SOUZA"
    "autor_email" => "vivianne.soouza@hotmail.c"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 47275
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 1383
    "inscrito_id" => 710
    "titulo" => """
      ENTRE TEXTOS E IMAGENS: A REPRESENTAÇÃO DOS POVOS\r\n
      INDÍGENAS NOS LIVROS DIDÁTICOS
      """
    "resumo" => "O livro didático tem sido utilizado como recurso pedagógico em diversas escolas brasileiras no processo de ensino-aprendizagem. Sendo ele um transmissor de informações sobre outras culturas e povos, pode contribuir consideravelmente para a formação de uma imagem sobre o outro. Tendo isso em vista, foi objetivo dessa pesquisa, analisar como os povos indígenas do Brasil são representados nos textos e nas variadas ilustrações integradas aos livros didáticos de História, investigando ainda se esses perpetuam, ou não, os estereótipos e preconceitos que cercam esses povos. Para isso, foi feito um estudo quantitativo e qualitativo por meio da análise das fontes documentais: oito livros didáticos de História do 7º ano do Ensino Fundamental, todos pertencentes à edição de 2015."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 06. Educação, História e Ensino da Cultura Afro-Brasileira, Africana e Indígena"
    "palavra_chave" => "LIVRO DIDÁTICO, POVOS INDÍGENAS, REPRESENTAÇÃO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD4_SA6_ID710_05092018115800.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:31"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:33:56"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "VIVIANE SOUZA DE OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "VIVIANE SOUZA"
    "autor_email" => "vivianne.soouza@hotmail.c"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #classCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  #hidden: []
  #visible: []
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 17 de outubro de 2018

Resumo

O livro didático tem sido utilizado como recurso pedagógico em diversas escolas brasileiras no processo de ensino-aprendizagem. Sendo ele um transmissor de informações sobre outras culturas e povos, pode contribuir consideravelmente para a formação de uma imagem sobre o outro. Tendo isso em vista, foi objetivo dessa pesquisa, analisar como os povos indígenas do Brasil são representados nos textos e nas variadas ilustrações integradas aos livros didáticos de História, investigando ainda se esses perpetuam, ou não, os estereótipos e preconceitos que cercam esses povos. Para isso, foi feito um estudo quantitativo e qualitativo por meio da análise das fontes documentais: oito livros didáticos de História do 7º ano do Ensino Fundamental, todos pertencentes à edição de 2015.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.