SILVA, Maria Juvanete Mendes Da. Do desenho a escrita: um processo de alfabetização. Anais V CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2018. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/47004>. Acesso em: 21/11/2024 23:37
Este trabalho tem como finalidade perceber a evolução da linguagem escrita pela criança, observando o processo de alfabetização, desde o grafismo icônico até o aparecimento da construção do conceito da escrita convencional, através de cartas produzidas pelos alunos. Esse processo de construção da escrita por meio da Carta, se deu uma vez que as crianças todos os dias chegavam com cartas amorosas para a professora, foi então, que decidimos através desse gênero textual, proporcionarmos provocações que possibilitassem o crescimento intelectual, cognitivo, através desse objeto social que é a escrita. O estudo em questão está embasado em vários autores que concerne na linha de pensamento sócio interacionista, pautado nas teorias de PIAGET(2009), DERDYK(2015) e FERREIRO e ANA TEBEROSKY(1999) com a teoria psicogenética, e FERREIRO(2011),buscamos compreender o desenvolvimento de aprendizagem acerca do processo de alfabetização, no entrelaçamento do desenho e a escrita. Está é uma pesquisa qualitativa que estamos desenvolvendo no período do ano letivo de 2018, que vem promovendo ação-reflexão-ação, tendo um novo olhar acerca da nossa prática pedagógica. O estudo está sendo desenvolvido, na Escola Municipal João Gabriel de Oliveira, localizada na comunidade de Aningas, zona rural do município de Ceará-Mirim/ RN, em uma turma de Nível IV, da Educação Infantil, com 11 crianças de 5 anos de idade. Concluímos que ao refletir sobre ação pedagógica, nessa complexa aprendizagem, compreendemos a necessidade de buscar estratégias para a aquisição desse grandioso objeto cultural que é a escrita.