Artigo Anais V CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

EDUCAÇÃO DO CAMPO E AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DO MST COMO FORMA DE INTEGRA OS SUJEITOS DO CAMPO NA ESCOLA MUNICIPAL ZUMBI DOS PALMARES NO MUNICÍPIO DE MARI-PB

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO, PRÁTICAS PEDAGÓGICAS, ESCOLA DA TERRA Pôster (PO) GT 05. Movimentos sociais, sujeitos e processos educativos
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 47073
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 1366
    "inscrito_id" => 7646
    "titulo" => "EDUCAÇÃO DO CAMPO E AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DO MST COMO FORMA DE INTEGRA OS SUJEITOS DO CAMPO NA ESCOLA MUNICIPAL ZUMBI DOS PALMARES NO MUNICÍPIO DE MARI-PB"
    "resumo" => "A educação do campo surgiu em um momento marcado por luta e resistência dos trabalhadores camponeses, que juntos compartilharam uma reflexão profunda acerca da necessidade de disponibilizar uma educação para as crianças dos cidadãos acampados e assentados. Pensando a escola como elemento fundamental, que desenvolve o papel de manter viva as lutas e consequentemente fortalecer os movimentos. O objetivo da pesquisa será analisar como está sendo desenvolvido na escola do campo pesquisada, essas propostas pedagógicas pensadas e desenvolvidas pelos movimentos sociais. Buscando evidenciar principalmente os aspectos fundamentais dos princípios pedagógicos estabelecidos pelo MST, e os desafios metodológicos enfrentados pelos professores do assentamento. Enquanto metodologia, tratará de uma pesquisa em âmbito materialista histórico e dialético considerando a totalidade dos fatos em um conjunto de determinações e processos históricos. A pesquisa está sendo desenvolvida na escola municipal do assentamento Zumbi dos Palmares localizada no município de Mari-PB. Em primeiro momento está sendo realizada uma ampla pesquisa bibliográfica de autores que trabalham nesta perspectiva da educação do campo, em seguida será realizada pesquisas em campo atrelando a teoria à prática. Durante à pesquisa será sugerido junto a coordenação da escola, práticas educativas por meio de palestras, minicursos. Será aplicado também, um questionário semiestruturado, para ao final entender como se dá o processo educativo e valorização da identidade, a partir da educação desses sujeitos do campo. Portanto, o interesse da pesquisa está voltado para os desafios da atualidade em relação aos saberes dos discentes nas escolas da terra."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 05. Movimentos sociais, sujeitos e processos educativos"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO, PRÁTICAS PEDAGÓGICAS, ESCOLA DA TERRA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD4_SA5_ID7646_05092018093921.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:31"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:33:56"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LENIRA LINS DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "LENIRA"
    "autor_email" => "leniralins.gba@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 47073
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 1366
    "inscrito_id" => 7646
    "titulo" => "EDUCAÇÃO DO CAMPO E AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DO MST COMO FORMA DE INTEGRA OS SUJEITOS DO CAMPO NA ESCOLA MUNICIPAL ZUMBI DOS PALMARES NO MUNICÍPIO DE MARI-PB"
    "resumo" => "A educação do campo surgiu em um momento marcado por luta e resistência dos trabalhadores camponeses, que juntos compartilharam uma reflexão profunda acerca da necessidade de disponibilizar uma educação para as crianças dos cidadãos acampados e assentados. Pensando a escola como elemento fundamental, que desenvolve o papel de manter viva as lutas e consequentemente fortalecer os movimentos. O objetivo da pesquisa será analisar como está sendo desenvolvido na escola do campo pesquisada, essas propostas pedagógicas pensadas e desenvolvidas pelos movimentos sociais. Buscando evidenciar principalmente os aspectos fundamentais dos princípios pedagógicos estabelecidos pelo MST, e os desafios metodológicos enfrentados pelos professores do assentamento. Enquanto metodologia, tratará de uma pesquisa em âmbito materialista histórico e dialético considerando a totalidade dos fatos em um conjunto de determinações e processos históricos. A pesquisa está sendo desenvolvida na escola municipal do assentamento Zumbi dos Palmares localizada no município de Mari-PB. Em primeiro momento está sendo realizada uma ampla pesquisa bibliográfica de autores que trabalham nesta perspectiva da educação do campo, em seguida será realizada pesquisas em campo atrelando a teoria à prática. Durante à pesquisa será sugerido junto a coordenação da escola, práticas educativas por meio de palestras, minicursos. Será aplicado também, um questionário semiestruturado, para ao final entender como se dá o processo educativo e valorização da identidade, a partir da educação desses sujeitos do campo. Portanto, o interesse da pesquisa está voltado para os desafios da atualidade em relação aos saberes dos discentes nas escolas da terra."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 05. Movimentos sociais, sujeitos e processos educativos"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO, PRÁTICAS PEDAGÓGICAS, ESCOLA DA TERRA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD4_SA5_ID7646_05092018093921.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:31"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:33:56"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LENIRA LINS DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "LENIRA"
    "autor_email" => "leniralins.gba@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 17 de outubro de 2018

Resumo

A educação do campo surgiu em um momento marcado por luta e resistência dos trabalhadores camponeses, que juntos compartilharam uma reflexão profunda acerca da necessidade de disponibilizar uma educação para as crianças dos cidadãos acampados e assentados. Pensando a escola como elemento fundamental, que desenvolve o papel de manter viva as lutas e consequentemente fortalecer os movimentos. O objetivo da pesquisa será analisar como está sendo desenvolvido na escola do campo pesquisada, essas propostas pedagógicas pensadas e desenvolvidas pelos movimentos sociais. Buscando evidenciar principalmente os aspectos fundamentais dos princípios pedagógicos estabelecidos pelo MST, e os desafios metodológicos enfrentados pelos professores do assentamento. Enquanto metodologia, tratará de uma pesquisa em âmbito materialista histórico e dialético considerando a totalidade dos fatos em um conjunto de determinações e processos históricos. A pesquisa está sendo desenvolvida na escola municipal do assentamento Zumbi dos Palmares localizada no município de Mari-PB. Em primeiro momento está sendo realizada uma ampla pesquisa bibliográfica de autores que trabalham nesta perspectiva da educação do campo, em seguida será realizada pesquisas em campo atrelando a teoria à prática. Durante à pesquisa será sugerido junto a coordenação da escola, práticas educativas por meio de palestras, minicursos. Será aplicado também, um questionário semiestruturado, para ao final entender como se dá o processo educativo e valorização da identidade, a partir da educação desses sujeitos do campo. Portanto, o interesse da pesquisa está voltado para os desafios da atualidade em relação aos saberes dos discentes nas escolas da terra.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.